Repórter / [email protected]
Publicado em 6 de abril de 2022 às 18:03
A partir desta quarta-feira (6), não é mais necessário usar máscara de proteção contra a Covid-19 em todo o Espírito Santo. Além disso, o comprovante de vacina deixa de ser exigido e as cidades capixabas não são mais classificadas em cores no mapa de risco. Essas medidas foram anunciadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) durante pronunciamento. >
Junto ao secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e ao subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o governador reforçou a importância da vacinação e disse que mesmo sem a obrigatoriedade do uso da máscara, alguns grupos, como idosos acima dos 70 anos, imunossuprimidos e gestantes, têm o uso recomendado.>
A novidade é a flexibilização das regras, o que pode alterar a rotina dos capixabas. Pouco mais de dois anos após a chegada do coronavírus ao Estado, o comportamento social passa a ser mais parecido com o pré-pandemia.>
Com a melhora no quadro da pandemia, causado pela redução dos óbitos e dos casos, o que realmente contribuiu para que as novas medidas fossem anunciadas?>
>
UMA MORTE POR COVID-19 NO ES EM ABRIL
Um dos pontos levantados pelo governador Renato Casagrande para reforçar as medidas de flexibilização foi a quantidade de mortes por Covid no Estado no mês de abril: um óbito. Caso o Estado mantenha o ritmo de contaminação, a expectativa é que o mês termine com menos de 2 mil casos confirmados.
MENOR TAXA DE TRANSMISSÃO EM TODA A PANDEMIA
Um dado analisado desde o início da pandemia é a taxa RT, que mostra a velocidade de transmissão do vírus. Quanto maior o índice, mais pessoas costumam ser contaminadas por um indivíduo, segundo o cálculo. A taxa de transmissão está em 0,19 no ES. "O menor índice da pandemia desde março (de 2020). A média móvel de óbito de 14 dias está em um óbito. É também a menor taxa desde o mês de março", destacou Casagrande.
AMPLA VACINAÇÃO CONTRA A DOENÇA
O governador do Estado lembrou que o Espírito Santo ultrapassou a marca de 8 milhões de vacinas aplicadas. Apesar de a máscara não ser mais obrigatória, Casagrande recomendou que os capixabas continuem se vacinando. O governador classificou o imunizante como "grande responsável para chegarmos nessa posição". Um milhão de capixabas estão com a dose de reforço em atraso.
MENOR OCUPAÇÃO HOSPITALAR
Outro ponto importante citado por Casagrande foi a ocupação hospitalar, sendo a menor desde o início da pandemia. Atualmente, o Espírito Santo tem 27 pessoas internadas na rede pública com Covid-19. "Isso nos dá segurança para abdicar de medidas importantes como o passaporte vacinal", detalhou o secretário Nésio Fernandes.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta