> >
Covid-19: quais fatores levaram o ES a desobrigar o uso de máscara

Covid-19: quais fatores levaram o ES a desobrigar o uso de máscara

Em pronunciamento nesta quarta-feira (6), o governador Renato Casagrande também anunciou fim da cobrança do passaporte vacinal e a extinção do mapa de risco

Publicado em 6 de abril de 2022 às 18:03

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

A partir desta quarta-feira (6), não é mais necessário usar máscara de proteção contra a Covid-19 em todo o Espírito Santo. Além disso, o comprovante de vacina deixa de ser exigido e as cidades capixabas não são mais classificadas em cores no mapa de risco. Essas medidas foram anunciadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) durante pronunciamento.

Junto ao secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e ao subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o governador reforçou a importância da vacinação e disse que mesmo sem a obrigatoriedade do uso da máscara, alguns grupos, como idosos acima dos 70 anos, imunossuprimidos e gestantes, têm o uso recomendado.

Governador Renato Casagrande retirou a máscara durante pronunciamento nesta quarta (6)
Governador Renato Casagrande retirou a máscara durante pronunciamento nesta quarta (6). (Carlos Alberto Silva)

A novidade é a flexibilização das regras, o que pode alterar a rotina dos capixabas. Pouco mais de dois anos após a chegada do coronavírus ao Estado, o comportamento social passa a ser mais parecido com o pré-pandemia.

Com a melhora no quadro da pandemia, causado pela redução dos óbitos e dos casos, o que realmente contribuiu para que as novas medidas fossem anunciadas?

O QUE MUDOU NO ESPÍRITO SANTO?

  1. Não há necessidade do uso de máscara em locais abertos e fechados em todas as cidades do Espírito Santo
  2. Não há mais exigência para cobrança do comprovante de vacina. Não será pedido em academias, bares e restaurantes
  3. Não haverá mais divulgação semanal do mapa de risco, com cidades classificadas por cores.

CONFIRA PONTO A PONTO DA DECISÃO:

  • Coronavírus

    01

    UMA MORTE POR COVID-19 NO ES EM ABRIL

    Um dos pontos levantados pelo governador Renato Casagrande para reforçar as medidas de flexibilização foi a quantidade de mortes por Covid no Estado no mês de abril:  um óbito.  Caso o Estado mantenha o ritmo de contaminação, a expectativa é que o mês termine com menos de 2 mil casos confirmados.

  • Coronavírus

    02

    MENOR TAXA DE TRANSMISSÃO EM TODA A PANDEMIA

    Um dado analisado desde o início da pandemia é a taxa RT, que mostra a velocidade de transmissão do vírus. Quanto maior o índice, mais pessoas costumam ser contaminadas por um indivíduo, segundo o cálculo. A taxa de transmissão está em 0,19 no ES. "O menor índice da pandemia desde março (de 2020). A média móvel de óbito de 14 dias está em um óbito. É também a menor taxa desde o mês de março", destacou Casagrande.

  • Covid: Boa Esperança vacina público a partir dos 18 anos

    03

    AMPLA VACINAÇÃO CONTRA A DOENÇA

    O governador do Estado lembrou que o Espírito Santo ultrapassou a marca de 8 milhões de vacinas aplicadas. Apesar de a máscara não ser mais obrigatória, Casagrande recomendou que os capixabas continuem se vacinando.  O governador classificou o imunizante como "grande responsável para chegarmos nessa posição". Um milhão de capixabas estão com a dose de reforço em atraso.

  • Corredor de Hospital

    04

    MENOR OCUPAÇÃO HOSPITALAR

    Outro ponto importante citado por Casagrande foi a ocupação hospitalar, sendo a menor desde o início da pandemia. Atualmente, o Espírito Santo tem 27 pessoas internadas na rede pública com Covid-19. "Isso nos dá segurança para abdicar de medidas importantes como o passaporte vacinal", detalhou o secretário Nésio Fernandes.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais