> >
Covid-19: ES vai reabrir parques estaduais em cidades sem risco alto

Covid-19: ES vai reabrir parques estaduais em cidades sem risco alto

Parques estão localizados em municípios que agora estão em risco baixo ou moderado do novo coronavírus. Medida vale a partir desta segunda-feira (20)

Publicado em 19 de julho de 2020 às 11:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari: acesso ao parque estava fechado desde março. (Carlos Alberto Silva )
Covid-19: ES vai reabrir parques estaduais em cidades sem risco alto

O governo do Espírito Santo vai suspender a partir desta segunda-feira (20) as restrições de acesso a cinco parques estaduais, localizados em cidades que agora estão em risco baixo ou moderado do novo coronavírus. A medida de fechamento dos parques estava em vigor desde o dia 19 de março.

A informação foi publicada no Diário Oficial, em edição extra, na noite do último sábado (18). Com o decreto, serão reabertos os parques da Pedra Azul, em Domingos Martins; de Itaúnas, em Conceição da Barra; Paulo César Vinha, em Guarapari; Forno Grande e Mata das Flores, em Castelo; e a Cachoeira da Fumaça, entre Alegre e Ibitirama.

Dos cinco municípios onde os parques terão acesso novamente liberado, Castelo e Guarapari estavam classificados como de risco alto até o último sábado, quando o mapa de risco foi atualizado pelo governo estadual. Agora, eles estão classificados com risco moderado.

Conceição da Barra, Ibitirama e Alegre continuam, assim como na semana passada, com risco moderado para contágio. Domingos Martins, que também estava com risco moderado agora passou para o grupo dos municípios onde o risco de se contaminar é baixo.

PARQUES MUNICIPAIS

Na Grande Vitória, SerraVila Velha e Vitória foram reclassificadas com risco moderado para o contágio por coronavírus. Em Vitória, na noite do sábado, o município anunciou que também iria liberar o acesso para os seus 18 parques municipais. Serão permitidas atividades de caminhada, corrida, trilha, ciclismo e exercícios individuais, conforme a estrutura de cada parque. Os usuários devem respeitar, de acordo com a prefeitura, as regras de distanciamento social e o uso de máscaras.

Em Vila Velha, a tendência é de que o município também siga a mesma linha. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Vicente de Sá Pimentel, a restrição ainda está em vigor, mas, como a administração tem seguido as orientações do Estado para a Grande Vitória, segundo ele, “a tendência é liberar o acesso como foi proposto pelo governador”.

Já na Serra, a prefeitura irá manter fechado os espaços de visitação no Parque da Cidade, assim como as quadras, parquinhos, academias, espaço para calistenia, jardim sensorial e o estacionamento. Por lá, está permitido apenas o acesso à pista de caminhada e à ciclovia, com o uso de máscara e em horário reduzido, de segunda a sexta, das 6h às 18h.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais