> >
O que as cidades da Grande Vitória farão para não voltar ao risco alto

O que as cidades da Grande Vitória farão para não voltar ao risco alto

Pela primeira vez, Vitória, Vila Velha e Serra apresentam risco moderado de contágio do novo coronavírus. Municípios prometem aumentar fiscalização e campanhas de conscientização para controlar casos

Publicado em 18 de julho de 2020 às 20:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prefeitura de Vila Velha realiza limpeza em Coqueiral de Itaparica
Prefeitura de Vila Velha realiza limpeza em Coqueiral de Itaparica . (Paulo Borges Filho)

A partir desta segunda-feira (20), VitóriaVila Velha e Serra passam a integrar, pela primeira vez, o grupo de municípios que apresentam risco moderado para a Covid-19, de acordo com a atualização do Mapa da Gestão de Risco, divulgado neste sábado (18). Com isso, as atividades de comércio e lazer ganham mais flexibilidade nestas cidades, com menos restrições de funcionamento. 

Esse fato, contudo, preocupa as secretarias municipais de saúde. Com as mudanças, sobretudo no comércio, que passa a funcionar de segunda a sexta-feira sem revezamento de segmentos, um número maior de pessoas vai circular nas ruas. Para impedir que os casos de contaminação voltem a subir, a as cidades retornem ao grupo de risco alto para a Covid-19, as prefeituras informaram que vão aumentar a fiscalização e intensificar campanhas de conscientização da população. 

Atualmente, 19 municípios se encontram em risco baixo para a Covid-19. Outros 45, e nesse se incluem Vitória, Vila Velha, Serra e também Viana, que foi o primeiro a migrar para este grupo, apresentam risco moderado. Há ainda 14 cidades com risco alto para a doença, entre elas Cariacica, único município da Grande Vitória que ainda permanece nesta situação. Confira a lista abaixo:

Lista de cidades classificadas no 14º mapa de gestão de risco
Lista de cidades classificadas no 14º mapa de gestão de risco. (Reprodução)

Esta classificação é o que guia o Estado para adotar medidas e restrições em cada cidade. No caso do risco moderado, além do funcionamento de todos os segmentos do comércio, sem rodízio, os restaurantes também estão autorizados a funcionar de segunda a sexta-feira até 18h e aos sábados das 10h às 16 horas.

As academias podem atender sem limite máximo de cinco alunos por hora como ocorre no caso dos municípios de alto risco.

Esta maior flexibilização, contudo, demanda cautela. Durante pronunciamento neste sábado (18), o governador Renato Casagrande (PSB) ressaltou a importância dos trabalhos que estão sendo feitos pelos municípios e pediu que eles continuem sendo feitos para conter a transmissão do novo coronavírus. Caso contrário, as cidades podem retornar ao grupo de risco alto.

"Cada município tem um trabalho a fazer. É importante que estes que estão em risco alto e moderado trabalhem para isolar os casos ativos. O trabalho que o município faz, vai dar a ele um status de risco mais adequado, se os casos ativos forem de fato isolados. A matriz estabelece e impõe um controle municipal muito grande", ressaltou.

VILA VELHA PROMETE REFORÇAR FISCALIZAÇÃO

Em Vila Velha, a subsecretária de Saúde, Gleide Caroni, informou que o município vai se reorganizar na próxima semana diante deste novo quadro, que apesar de positivo, não impõe relaxamento no combate da Covid-19 na cidade. "Ao mesmo tempo que a gente fica feliz de sair do risco alto, isso também nos preocupa", declarou. 

Aspas de citação

Quando você passa do risco alto pra moderado, o número de pessoas que circulam nas ruas aumentam, o comércio volta a funcionar sem grandes restrições, tem mais gente trabalhando e usando transporte público

Gleide Caroni
Subsecretária de Saúde de Vila Velha
Aspas de citação

De acordo com Gleide, Vila Velha vai reforçar as medidas de fiscalização que tem tomado.  "A vigilância e o monitoramento vão ter que ser intensificados, tudo que fizemos até agora vai ser feito com mais cuidado e conscientização. É importante que as pessoas não entendam essa mudança de risco como possibilidade de relaxamento. Regras de distanciamento social e uso de máscara são importantes e continuam sendo recomendadas", afirmou. 

VITÓRIA CONTA COM "PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS"

Essa corresponsabilidade da população com o poder público também será reforçada em Vitória. Segundo a secretária Municipal de Saúde, Cátia Lisboa, superar a pandemia exige "participação das pessoas" que devem continuar seguindo as medidas de higienização e de distanciamento social, recomendadas no município. Ela afirmou que a Capital vai intensificar o que tem feito para que os riscos de contaminação continuem caindo. 

Aspas de citação

O que Vitória tem adotado até o momento é consequência desse resultado apresentado pelo Mapa de Risco: as orientações de isolamento e distanciamento social, distribuição de máscaras, o serviço de telemedicina. Tudo isso será mantido e intensificado agora. O fato de estarmos no risco moderado não quer dizer que vamos flexibilizar nossas medidas, pelo contrário, elas serão intensificadas

Cátia Lisboa
Secretária de Saúde de Vitória 
Aspas de citação

SERRA VAI REFORÇAR ORIENTAÇÃO PARA USO DE MÁSCARAS E DISTANCIAMENTO

A Prefeitura da Serra informou que continuará com todos os procedimentos e protocolos já adotando desde o início da pandemia, como, por exemplo, orientando o comércio, distribuindo kits limpeza, máscaras e cestas básicas para a população mais necessitada. A Administração salientou ainda que irá reforçar as orientações à população para que mantenha o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização constante das mãos para que a Serra alcance a classificação de baixo risco.

O Município conta com uma UPA exclusiva para atendimento aos pacientes com síndrome gripal, localizada no bairro Castelândia. Os casos de aglomerações devem ser denunciados pelo telefone 190, da PM, que funciona 24h por dia. Além disso, a Prefeitura recebe denúncias pela Ouvidoria, nos contatos 162, 3291-2011 e 0800 283 9780.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais