> >
Covid-19: ES consolida queda de novos casos e de ocupação em UTI

Covid-19: ES consolida queda de novos casos e de ocupação em UTI

Terceira onda da pandemia entrou em fase de recuperação; melhora no cenário foi informada pela Sesa nesta segunda-feira, 26 de abril

Publicado em 26 de abril de 2021 às 16:59

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Movimento na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, um dia antes da quarentena contra o avanço da Covid-19
Apesar da melhora, não é momento de se descuidar de medidas de distanciamento social e o uso de máscara. (Fernando Madeira)

Depois da terceira e pior onda da pandemia da Covid-19, o Espírito Santo vive a fase de queda consolidada no número de novos casos da doença e na taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O cenário atual foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na tarde desta segunda-feira (26).

De acordo com o secretário Nésio Fernandes, há uma "redução substancial no número de pacientes novos com solicitação de internações em toda a rede pré-hospitalar do Estado". Consequentemente, as quantidades de pessoas internadas nos leitos de enfermarias e de UTI também já apresentam diminuição.

Aspas de citação

Mantemos a tendência de queda na taxa de ocupação das UTIs e consolidamos uma ocupação de enfermaria já próxima de 60% no Estado

Nésio Fernandes
Secretário de Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

Desde a última quarta-feira (21), a taxa de ocupação das enfermarias não chega a 70%. Nesta segunda-feira (26), das 1.046 vagas disponibilizadas para casos moderados da doença, 659 estão ocupadas – o que equivale a exatamente 63%. No último dia 4 de abril, esse índice chegou a superar os 87%.

Já no que diz respeito às UTIs, faz uma semana que a taxa de ocupação não atinge os 90% – nível que é considerado crítico pelo Governo do Estado e que exigiu a adoção de uma quarentena em todo o território capixaba. Atualmente, esse marcador está em 87,8%, com 937 (de 1.067) leitos ocupados.

96,11%
foi a ocupação dos leitos de UTI do ES em 26 de março deste ano

Apesar das recentes melhoras, o secretário Nésio Fernandes disse que a estratégia de expansão hospitalar seguirá sendo adotada, "porque nenhum Estado brasileiro está imune à existência de uma nova fase de aceleração da curva de casos, enquanto o país não vacinar cerca de 70% ou 80% da população-alvo".

Neste sentido, o secretário destacou o recebimento de 230 ventiladores para a abertura de 150 leitos de UTI na rede pública. "Eles vão compor um reforço para resistir à pressão assistencial e servir de legado após a pandemia. Aproximadamente 30 vão para a reserva técnica e os demais para outros tipos de leitos", afirmou.

TAXA DE TRANSMISSÃO PODE CHEGAR A 1

Ainda durante a coletiva on-line desta segunda-feira (26), Nésio Fernandes adiantou que a taxa de transmissão (RT) do Espírito Santo deve chegar a níveis que equivalem ao controle da pandemia até o início de maio. "É possível que o RT dessa e da próxima semana fiquem perto de 1 ou até abaixo de 1", disse.

A taxa de transmissão equivale ao ritmo do contágio pelo novo coronavírus. Se ela está acima de 1 significa que a pandemia está se agravando (1,5 = cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 150). Já se está abaixo de um, há uma melhora, pois nem todo positivado está contagiando alguém.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais