Covid-19: Casagrande anuncia novo mapa de risco para o ES

Governador fez pronunciamento sobre a pandemia no final da tarde desta sexta-feira (14); veja os principais tópicos abordados

Publicado em 14/05/2021 às 17h31
Atualizado em 14/05/2021 às 17h58

17:55

Término do pronunciamento

Depois de aproximadamente 15 minutos, o governador encerrou o pronunciamento desta sexta-feira (14). "Ainda temos um caminho longo pela frente. Vamos vivenciar o ano todo fazendo a gestão da pandemia. Cuidado, por favor. Ainda precisamos ter toda atenção e cautela", finalizou Casagrande.


17:53

Casagrande sobre vacinação: "É muito pouco"

"Um percentual pequeno da população está vacinado. Com a segunda dose, é pouco mais de 8%. É muito pouco. A quantidade de vacina que tem chegado é pequena e não dá para avançar muito. Ainda está faltando doses da Coronavac para segunda dose, o que nos preocupa muito. Esperamos que o Instituto Butantan consiga normalizar a produção com o recebimento do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo)", disse o governador.


17:51

100% da capacidade em ônibus de viagens

Os ônibus que fazem viagem intermunicipal ou interestadual poderão andar com 100% da capacidade. Anteriormente, o limite era de 75%. Medida também vale a partir da próxima segunda-feira (17).


17:48

Transcol até a meia-noite a partir de segunda (17)

"Como Vitória foi para o risco moderado, teremos que mudar o transporte público. Estamos funcionando das 5h às 22h, mas nos municípios da Grande Vitória, o Transcol passará a funcionar até a meia-noite, a partir de segunda-feira (17)", falou Casagrande.


17:47

Novo mapa: 28 municípios no risco alto

No novo mapa de risco, o Espírito Santo tem: 28 municípios no risco alto, 32 no risco moderado e 18 no baixo. "Ainda estamos com um mapa muito vermelho e amarelo. É preciso que a gente tome todos os cuidados", alertou Casagrande. A classificação vale a partir da próxima segunda-feira (17).

auto-upload
55º Mapa de Risco do Espírito Santo traz 28 municípios no risco alto, 32 no moderado e 18 no risco baixo. Crédito: Divulgação | Governo do Espírito Santo

17:45

Regra de conurbação para Região Metropolitana

"A outra regra é a da conurbação na Região Metropolitana: dois municípios em risco alto colocam todos os cinco municípios no risco alto. Retiramos essa regra. A partir de segunda-feira (17) a avaliação passa a ser individual", continuou Casagrande. 


17:44

Se município piorar, fica 14 dias no mesmo risco

"Na subida da pandemia, temos uma regra de 14 dias: se um município moderado voltar para o risco alto, ele ficará no risco alto por 14 dias, para que as restrições sejam maiores. Na descida não há mais essa regra", anunciou Casagrande.


17:43

UTI per capita: ES tem melhor situação do país

"O Espírito Santo é o Estado com maior número de leitos de UTI per capita do Brasil. É um leito para cada 7 mil pessoas. É a melhor relação do Brasil. Também registro com felicidade essa política de abertura de leitos de UTI, que deu resultados. Antes nós tínhamos menos de 400 leitos e agora são 1.080 só para Covid-19", destacou o governador.


17:42

Casagrande: "Ainda é um momento muito ruim"

"Nas últimas quatro semanas, temos observado uma redução no número de óbitos. Chegamos ao final dessa onda mais intensa. Chegamos a 72 óbitos na média móvel de 14 dias, agora estamos em 39. Estamos reduzindo, mas ainda é muito alto. Perder 39 pessoas por dia é desesperador. Ainda é um momento muito ruim, mas temos que comemorar cada vitória. Estamos terminando a quinta semana de redução de óbito. Também há uma redução da ocupação de UTI, mas ainda temos muitas pessoas internadas", disse o governador.


17:40

Início do pronunciamento

O governador Renato Casagrande deu início ao pronunciamento desta sexta-feira (14). Acompanhe com A Gazeta.


17:30

Em instantes...

O governador Renato Casagrande (PSB) deve dar início ao pronunciamento desta sexta-feira (14) nos próximos minutos. Durante a transmissão on-line, ele falará sobre a pandemia do novo coronavírus e divulgará o 55º mapa de risco do Espírito Santo, com base em índices relativos à Covid-19.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.