> >
Coronavírus: ES registra média de mais de 40 mortes por dia nesta semana

Coronavírus: ES registra média de mais de 40 mortes por dia nesta semana

Número de óbitos confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revela aumento em comparação à semana anterior

Publicado em 19 de junho de 2020 às 18:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vitória - ES - Covas abertas para sepultamento de vítimas da covid-19 no cemitério Boa Vista, em Maruípe.
Covas abertas para sepultamento de vítimas da Covid-19 no cemitério Boa Vista, em Maruípe. (Vitor Jubini)

Espírito Santo alcançou, nesta sexta-feira (19), 1.267 mortes por coronavírus. A semana havia começado com 1.087 casos fatais, e se encerra com uma média diária de registros superior a 40 óbitos.  Os dados revelam um volume maior do que na semana anterior. 

É fato que nem todas as mortes ocorrem no mesmo dia da divulgação. As informações são lançadas no Painel Covid-19 - ferramenta do governo que faz o monitoramento diário da doença - na data efetiva do óbito e, assim, são distribuídas ao longo dos dias. 

Questionada se a razão para o número expressivo de mortes divulgadas em um mesmo dia tinha relação com os exames que estavam represados, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que não, uma vez que mais de 97% dos testes enviados ao Paraná já tiveram resultado

Segundo a assessoria de imprensa, junto às mortes do dia, são divulgados também os óbitos de pessoas que ainda não tinham o diagnóstico para a Covid quando morreram, mas eram classificadas como casos suspeitos devido ao quadro clínico. Dessa maneira, quando sai o teste positivo, a Sesa apresenta o resultado mesmo que a morte tenha ocorrido em data anterior. 

No levantamento do órgão desta sexta-feira, desde o início da pandemia o dia com mais mortes confirmadas foi 3 de junho, quando 44 pessoas infectadas pelo coronavírus morreram, seguido de 8 de junho, com 43 óbitos. Nesta semana, conforme os dados da Sesa, a terça-feira (16) foi o dia marcado por mais vítimas fatais: 34.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais