Coronavírus: Casagrande faz novo pronunciamento sobre medidas no ES

O governador do Estado falou sobre as medidas em combate à Covid-19 no Espírito Santo; veja o que foi dito

Publicado em 19/06/2020 às 17h44
Atualizado em 19/06/2020 às 17h57

17:57

Fim da transmissão

"Agradeço o apoio que vocês têm dado, quero continuar pedindo ajuda. Quem não está colaborando, que possa colaborar pra gente salvar vidas no Espírito Santo. Muito obrigado e um abraço a todos vocês".


17:55

Redução da interação

"Que a gente tenha empatia e que possamos compreender as dificuldades das outras pessoas. Isso só acontece se a gente reduzir a interação. É preciso manter o distanciamento social, é preciso manter e ampliar o isolamento social. O que foi feito até agora nos ajudou muito. Fica aqui meu agradecimento de quem ajudou até agora, como sociedade. Há muito tempo a gente não tinha uma crise como essa. Eu, como governador, estou enfrentando uma crise como nunca antes. Essa guerra que estamos vivendo atinge todos os países, e o inimigo é um só. Tira mais vidas do que em uma guerra mundial. Estamos vivendo situação de muita anormalidade, precisamos de mãos dadas para enfrentar isso tudo, reduzir óbitos. Precisamos contribuir e reduzir interação"


17:51

"Prioridade é salvar vidas"

"Nós temos uma tarefa ainda, que é prioridade: que é salvar vidas. Se a gente conseguiu, como governo, estruturar o sistema de saúde no Estado, e poder fazer uma convivência com a pandemia ofertando leitos, temos uma tarefa como sociedade ainda. É uma tarefa minha como governador, tarefa de cada município, prefeituras, vereadores... Todas as instituições públicas. Quem dera se o governo federal entrasse nesse trabalho também. Temos que trabalhar muito para salvar vidas. É nossa prioridade desde o início, e não basta ter leito de hospital. O número de pessoas que perdem a vida ainda é muito alto".


17:49

Leitos abertos

"Abrimos mais de 1.300 leitos de UTI e enfermaria. Conseguimos explicar como foi a nossa estratégia, de estruturar hospitais públicos e filantrópicos como um legado para a saúde pública do Espírito Santo. Recebemos muita pressão para construir hospital de campanha, mas essa não era nossa prioridade. Ampliamos todos os hospitais do Estado e ajudamos hospitais filantrópicos. Compramos respiradores, bomba de infusão, medicamentos, fizemos investimentos fortes... Isso tudo ficará para depois da pandemia, como legado para a saúde pública".


17:47

Bons resultados

"Sempre tratamos o atendimento hospitalar como serviço estadual. Tivemos dificuldades pontualmente no Sul, Norte, Noroeste... Mas isso foi se resolvendo com a regulação de leitos, e atendemos a todas as pessoas que demandaram leitos de UTI. Conseguimos reproduzir um bom resultado até agora. A pandemia continua e precisamos continuar atentos. Essa semana, a demanda de leitos de UTI se estabilizou. Nós vamos observar dia após dia porque a transmissão continua".


17:45

Panorama no ES

"Olá meus amigos, amigas. Cumprimento a todos. Quero lembrar que tomamos as primeiras medidas com relação à Covid, criamos a sala de situação há três meses. Agora fizemos outra reunião com uma equipe do governo que trata do enfrentamento contra o coronavírus. Desde janeiro estamos estruturando um sistema de saúde para o Estado. Desde a segunda quinzena de março, adotamos todas as medidas de prevenção, enfatizamos sobre o isolamento e distanciamento social. Isso tudo permitiu que a gente tivesse resultados positivos até agora com relação ao sistema de saúde no Estado. Conseguimos atender todas as demandas de leito hospitalar. Amanhã atividades comerciais estão fechadas. Chegamos a 88% e ontem fechamos a 82% de ocupação de leitos de UTI. Essa semana observamos uma estabilidade na ocupação de leitos de UTI".


17:43

Início da transmissão

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.