> >
Chuva provoca alagamentos e deixa desalojados de Norte a Sul do ES

Chuva provoca alagamentos e deixa desalojados de Norte a Sul do ES

Há registro de alagamentos  em Castelo,  Cachoeiro de Itapemirim, Bom Jesus do Norte, São Mateus e Colatina

Publicado em 9 de janeiro de 2022 às 13:40

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Chuva provoca alagamentos em Castelo, no Sul do Estado.
Chuva provoca alagamentos em Castelo, no Sul do Estado. (Leitor | A Gazeta)

chuva que causou alagamentos no Espírito Santo durante a tarde e noite de sábado (8) continua provocando estragos durante este domingo (9). Pelo menos 29 pessoas estão desalojadas somente no município de Bom Jesus do Norte, no Sul do Estado. Em Colatina, na Região Noroeste, o trecho da BR-259 foi interditado por conta de um deslizamento de terra próximo ao km 40 da rodovia.

Há registro de alagamentos também em Castelo, São Mateus e em Cachoeiro de Itapemirim.

SUL DO ES

Bom Jesus do Norte

Segundo a Defesa Civil do município, 29 pessoas ficaram desalojadas, por causa do transbordamento do rio em Bom Jesus do Norte. O Rio Itabapoana, que tem a cota de alerta de 2,45 metros, atingiu 3,9 metros e a água alagou ruas e casas.

Chuva provoca alagamentos em Bom Jesus do Norte(Defesa Civil de Bom Jesus do Norte)

O coordenador da Defesa Civil Carlos José Ribeiro Vieira informou que a chuva continua na cabeceira do rio, e por isso não há previsão de quando a água deve baixar. Os locais mais atingidos são o Centro e o bairro Silvana, com ruas parcialmente alagadas.

CASTELO

Castelo registrou um dos maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas no Estado. Choveu cerca de 80.87 mm no município. A Defesa Civil informou que o Rio Castelo subiu quatro metros do nível normal e transbordou. Ruas e casas ficaram alagadas e, até o momento, o órgão contabiliza 610 pessoas desalojadas e 213 desabrigadas.

Ruas ficam alagadas em Castelo, após chuva.(Leitor | A Gazeta)

Cachoeiro de Itapemirim

Em Cachoeiro de Itapemirim, choveu 51 mm nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil Estadual. O município alerta a população ribeirinha para o risco de transbordamento do rio Itapemirim neste domingo (9). No início da manhã, o nível do rio estava 1,7 metro acima do normal e, com as chuvas constantes, a tendência é de subir ainda mais nas próximas horas, podendo chegar a 2,6 metros.

Quem mora próximo ao rio ou a algum córrego deve procurar um local seguro se o nível da água estiver subindo rapidamente e além do normal.

Pacotuba, onde já foram registrados alagamentos em ruas em Cachoeiro de Itapemirim.
Pacotuba, onde já foram registrados alagamentos em ruas em Cachoeiro de Itapemirim. (Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim | Divulgação)

No distrito de Pacotuba, interior de Cachoeiro, há registro de alagamento de ruas e a Defesa Civil foi até o local para alertar os moradores e dar apoio na manhã deste domingo. Nenhuma residência foi atingida.

Ainda no município, uma árvore caiu em um veículo no bairro Jardim América. Já na rua Samuel Levi, no bairro Aquidaban, uma árvore atingiu a rede elétrica. Não houve feridos em nenhuma das ocorrências.

Em caso de urgência, a Defesa Civil pede que a população entre em contato pelo telefone 199.

ALEGRE

O município de Alegre também foi atingido pelas fortes chuvas, neste domingo (9). Dentre as ocorrências estão deslizamentos de terra, estradas obstruídas e ruas atingidas. Segundo as informações da Prefeitura de Alegre, duas famílias ficaram desalojadas. Elas foram remanejadas para aluguéis sociais. A Prefeitura informou, ainda, que vem trabalhando para avaliar os danos e desobstruir estradas.

Chuva provoca alagamentos e deixa desalojados de Norte a Sul do ES
A chuva forte causou deslizamentos de terra em Alegre. (Divulgação | Prefeitura de Alegre)

NORTE E NOROESTE DO ES

Colatina

Deslizamento ocorrido na BR 259, km 40, em Colatina.(Defesa Civil de Colatina)

O trecho da BR-259, em Colatina, foi interditado, por conta de um deslizamento de terra próximo ao km 40, após a entrada para a comunidade de São Gabriel de Baunilha.

O trânsito funciona em meia pista, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está realizando a limpeza no local.

O município também registrou alagamentos no bairro Vila Lenira, por causa do transbordamento do rio Santa Maria. Segundo a Defesa Civil nenhuma residência foi atingida, e a expectativa é que o volume do rio diminua.

Já o Rio Doce está dentro da cota normal, e não há risco de transbordar, informou a Defesa Civil municipal.

São Mateus

Em São Mateus, a chuva que atingiu o município também deixou ruas alagadas no bairro Guriri. De acordo com a Defesa Civil, não choveu durante a manhã no município, algumas ruas permanecem alagadas pela demora do escoamento.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais