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Publicado em 25 de abril de 2022 às 19:59
- Atualizado há 5 anos
O tráfego pela BR 101 Norte será desviado para dois contornos que vão ajudar a desafogar o trânsito dos centros urbanos de duas cidades: Fundão e Ibiraçu. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) as obras fazem parte da primeira etapa de duplicação da rodovia na Região Norte, que vai atender o trecho entre Serra e João Neiva, . >
Em um percurso de 40 quilômetros foi autorizada a obra, “contornando os centros urbanos dos municípios de Fundão (a leste da área urbana) e Ibiraçu (a oeste da área urbana)”, informou, em nota, a ANTT.>
Os projetos que mostram o futuro traçado dos novos contornos, a que A Gazeta teve acesso, vinham sendo discutidos há algum tempo com a ANTT. Eles foram apresentados pela primeira vez, publicamente, durante a reunião trimestral do Grupo Permanente de Acompanhamento Empresarial do Estado, promovido pela empresa de consultoria Vieira Rosemberg, em 2019.>
Para cada projeto havia pelo menos três alternativas de traçados. Confira abaixo a proposta que foi aceita pela ANTT:>
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FUNDÃO - Será construído a Leste do centro urbano, entre o KM 227 e o KM 231,9. O projeto aprovado tem extensão de 7,3 quilômetros. >
IBIRAÇU- A construção acontecerá a Oeste da malha urbana, entre o KM 212 ao KM 215. O traçado terá uma extensão de 3,1 quilômetros. >
No último domingo (17), a concessionária protocolou no site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o pedido de Licença de Instalação (LI) para as obras de duplicação da rodovia entre as cidades de João Neiva e Serra, e que inclui os contornos.
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"Em 3 de novembro de 2021 o Ibama emitiu a Licença Prévia, processo iniciado pela empresa em 2013, com prazo de 180 dias para cumprimento das condicionantes ambientais do trecho entre Serra e João Neiva", informou, em nota, a Eco101. >
Após a apresentação dos documentos, o Ibama terá até 120 dias para analisar os documentos enviados pela concessionária. Segundo a ANTT “no que diz respeito às questões ambientais, a concessionária estará autorizada a iniciar as obras a partir da obtenção da LI e da Autorização de Supressão de Vegetação (ASV)”, para o trecho.>
Para o desmate da área a ser duplicada e a retirada dos animais (manejo da fauna) são estimados pelo menos 90 dias. Com isso, no trecho entre Serra e João Neiva, as obras só devem ocorrer a partir de novembro deste ano, caso não ocorra nenhum atraso ou solicitação de novos documentos.>
Acima de João Neiva, no sentido Norte do Estado, há outros contornos que estão sendo avaliados, segundo a ANTT. "Encontra-se em estudo de alternativa locacional - para decisão do Ibama - para possível contorno do município de Linhares e da Rebio Sooretama", informou, em nota.>
Para a cidade de Linhares, a Eco101 sugeriu a construção de um contorno a Leste, indo do KM 137 ao KM 160, com uma extensão de 35,2 quilômetros. Confira o esboço:>
Outra dificuldade na duplicação do Trecho Norte da BR 101 envolve um trecho de 25 quilômetros da rodovia que teve a duplicação vetada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e também pelo Ibama. Isso porque as obras teriam que ser realizadas na região que corta a Reserva Biológica (Rebio) de Sooretama.>
Assim, além do Contorno de Linhares, também estão em discussão as alternativas que envolvem a Rebio. Uma das possibilidades que estão sendo consideradas envolve a construção de outro contorno, ao redor da reserva. Porém, o trecho é muito grande e o contorno precisaria ter uma longa extensão.>
Por nota a Eco101 informou que em 3 de novembro de 2021 o Ibama emitiu a Licença Prévia, processo iniciado pela empresa em 2013, com prazo de 180 dias para cumprimento das condicionantes ambientais do trecho entre Serra e João Neiva. O órgão ambiental solicitou estudos complementares de alternativas para o trecho da Rebio Sooretama e o Contorno de Linhares.>
“Como forma de acelerar o processo, a concessionária desenvolveu os programas ambientais e protocolou neste domingo (17), via site do órgão ambiental, o pedido de Licença de Instalação (LI) para as obras de duplicação entre João Neiva e Serra”, diz em nota.>
Acrescenta que está finalizando o estudo de alternativa locacional, também solicitado pelo Ibama, para avaliação de viabilidade para o restante do trecho. “Será protocolado até o final de abril, conforme prazo estipulado pelo órgão ambiental”, informou ainda em nota.>
De acordo com a concessionária, o restante do Trecho Norte permanece em discussão, "devido a impossibilidade de duplicação da rodovia na região que intercepta a Reserva Biológica de Sooretama, e o núcleo urbano do município de Linhares", informa em nota.>
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