> >
Barra de São Francisco anuncia rua de lazer e shows em plena pandemia

Barra de São Francisco anuncia rua de lazer e shows em plena pandemia

Além das atividades de lazer, a administração municipal informou que estão previstos shows para os domingos. A situação gerou comentários negativos em uma rede social, onde o convite foi postado

Publicado em 12 de janeiro de 2021 às 20:51- Atualizado Data inválida

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Centro de Barra de São Francisco, no Noroeste do ES
Centro de Barra de São Francisco, no Noroeste do ES. (Prefeitura de Barra de São Francisco)

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, divulgou um convite para que a população participe de uma rua de lazer aos finais de semana. “Você poderá convidar seus amigos e levar sua família para passear e se divertir pela avenida de nosso município”, diz o comunicado. Além das atividades de lazer, a administração municipal informou que estão previstos shows para os domingos. Em função da Covid-19, a situação gerou comentários negativos em uma rede social, onde o convite foi postado.

Apesar de orientar o uso de máscara na atividade, a medida da prefeitura contraria a principal determinação das autoridades de saúde para conter o avanço do novo coronavírus, que é evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

Convite foi divulgado pela rede social da Prefeitura de Barra de São Francisco
Convite foi divulgado pela rede social da Prefeitura de Barra de São Francisco . (Reprodução )

A medida em Barra de São Francisco representa um alerta para a possibilidade da disseminação da doença no município. Pós-doutora em Epidemiologia pela Johns Hopkins University e professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel destacou que é temerária a realização desse tipo de atividade.

“Eu acho muito inadequado nesse momento que estamos vendo um aumento no número de mortes no Espírito Santo. É muito preocupante, temerário eu diria, que tenha esse tipo de chamamento para as pessoas. É totalmente inadequado para esse momento. Não é hora de aglomeração”, afirmou a especialista.

Procurada para falar sobre a medida, a administração municipal encaminhou uma nota assinada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD). 

“Todo mundo já caminha e anda pelas ruas da cidade, livremente, a prefeitura está apenas criando um lugar seguro pras pessoas fazerem suas caminhadas, que fazem correndo riscos pelas estradas . As praias estão cheias e as pessoas paradas, muitos fazem festas e dançam, isso sim é aglomeração e é proibido, mas caminhar ao ar livre e de máscara é permitido. Estamos de olho e vamos fiscalizar”, afirmou. Apesar da justificativa, a administração municipal não destacou como vai fazer a fiscalização no local.

SHOWS SÓ DEPOIS DA VACINAÇÃO

Questionada sobre a realização dos shows que estavam descritos no convite, o Executivo afirmou que eles não vão acontecer no momento. “Os shows só serão realizados quando a vacina for aplicada e liberada pelo Estado”, finalizou.

Segundo a administração municipal, a Rua de Lazer vai fechar um trecho da Avenida Jones dos Santos Neves, no Centro da cidade. De acordo com o convite, a iniciativa está prevista para acontecer todos os sábados e domingos e deve começar no próximo final de semana, em 16 de janeiro.

HORAS DEPOIS, CONVITE É RETIRADO DE REDE SOCIAL

A postagem foi feita em uma rede social na manhã desta terça-feira (12). Algumas horas depois, a postagem não estava mais disponível na página. Questionada sobre o motivo da retirada do convite, a prefeitura ainda não se manifestou.

Postagem foi colocada em um perfil da prefeitura e retirada posteriormente
Postagem foi colocada em um perfil da prefeitura e retirada posteriormente. (Reprodução/ Redes Sociais )

CORONAVÍRUS EM BARRA DE SÃO FRANCISCO

De acordo com dados do Painel Covid-19, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde, Barra de São Francisco contabiliza 1.818 casos confirmados do novo coronavírus. Desses, 55 morreram vítimas de complicações da doença, 1.656 são considerados curados. A taxa de letalidade na cidade é de 3%.

De acordo com a atualização mais recente do Mapa de Risco do Governo do Estado, Barra de São Francisco aparece em riso baixo de contaminação para o novo coronavírus. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais