> >
Baleia é encontrada morta na praia de Guriri, em São Mateus

Baleia é encontrada morta na praia de Guriri, em São Mateus

Nesta terça-feira (4), a carcaça de outra baleia também foi encontrada na praia de Degredo, no município de Linhares, no Norte do Espírito Santo

Publicado em 5 de agosto de 2020 às 12:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Baleia é encontrada morta na praia de Guriri, em São Mateus
O animal foi encontrado morto areia da praia de Guriri, em São Mateus, no Norte do Estado. (Divulgação)

Uma baleia foi encontrada morta na faixa de areia da praia de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. O registro foi feito na manhã desta quarta-feira (5). O animal encalhou na orla norte, nas proximidades do Projeto Tamar e não resistiu.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de São Mateus, Antonio Ricardo Cassa Louzada, a suspeita é de que o animal tenha encalhado na areia da praia durante a madrugada. Segundo ele, veterinários que atuam no local informaram que, possivelmente, a baleia já estava debilitada, o que pode ter contribuído para a morte.

Os profissionais do Instituto Baleia Jubarte estão no local e realizam os exames de necropsia. Logo depois, o animal será enterrado em um local apropriado. A Secretaria de Meio Ambiente de São Mateus acompanha os trabalhos.

A empresa "CTA - Serviços em Meio Ambiente", que é a responsável técnica pelo Programa de Monitoramento de Praias das Bacias de Campo e Espírito Santo também está atuando no local.

Segundo a empresa, nesse período é comum encontrar animais encalhados em praias capixabas. "Estamos no meio da temporada reprodutiva das baleias jubarte. Nos meses de junho a novembro, elas migram para costa brasileira para se reproduzirem e dar à luz aos filhotes. Neste período é comum o encalhe destes animais", informou.

Baleia é encontrada morta na praia de Guriri, em São Mateus
O local foi isolado e veterinários realizam exame de necropsia, que vai apontar as causas da morte. (Divulgação)

A empresa reforçou ainda que caso a população encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, acione a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ) e uma equipe especializada será direcionada para o atendimento da ocorrência.

LINHARES

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Linhares, também no Norte do Estado, a carcaça de uma baleia foi encontrada no final da tarde desta terça-feira (4). O animal foi localizado pela empresa responsável pelo monitoramento do balneário.

A retirada do animal da praia será feita nesta quarta-feira (5), por servidores da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Linhares. O processo acontece após o Município ser acionado pelos órgãos ambientais responsáveis.

Carcaça de baleia é  encontrada Pontal do Ipiranga, litoral de  Linhares
Carcaça de baleia é encontrada Pontal do Ipiranga, litoral de Linhares. (TV Gazeta Norte | Reprodução )

No último dia 31 de julho, a carcaça de outra baleia foi identificada na areia da praia de Pontal do Ipiranga, também em Linhares. Na ocasião, o Instituto Baleia Jubarte informou que devido ao avançado estado de decomposição da baleia, não foi possível identificar a espécie.

Este vídeo pode te interessar

Além de Linhares e São Mateus, outras baleias foram encontradas mortas em praias do Espírito Santo. Os registros foram feitos em Guarapari e Serra, na Grande Vitória.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais