> >
Baiacu: peixe que pode ter causado morte no ES tem toxinas; espécies menores são mais perigosas

Baiacu: peixe que pode ter causado morte no ES tem toxinas; espécies menores são mais perigosas

Magno Sérgio Gomes, de 46 anos, chegou a ficar 35 dias internado após ter comido o fígado de um baiacu junto com um colega

Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 11:03

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Magno Sérgio Gomes morreu por suspeita de envenenamento por uma substância tóxica presente no peixe baiacu
Magno Sérgio Gomes morreu por suspeita de envenenamento por uma substância tóxica presente no peixe baiacu. (Acervo pessoal)

Um homem de 46 anos morreu na manhã de sábado (27) após comer um peixe baiacu, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. A família de Magno Sérgio Gomes disse que a causa da morte foi envenenamento. Com a morte por um motivo incomum, algumas questões sobre se o peixe pode ser comestível ou não, e como fazer isso, surgiram. O g1 ES conversou com um biólogo especialista em peixes para poder entender quais riscos a espécie pode trazer.

De acordo com o biólogo João Luiz Gasparini, os baiacus são peixes venenosos comuns na costa brasileira. Eles são comestíveis, mas existem alguns fatores importantes que precisam ser analisados antes de levá-lo à mesa.

Aspas de citação

No Brasil, existem pelo menos 20 espécies de baiacus. No Espírito Santo, há pelo menos uma dezena. Todos possuem uma toxina chamada tetrodotoxina, que é muito potente e pode causar uma leve dormência (quando ingerida em baixa quantidade) até a parada cardiorrespiratória (quando ingerida em grande quantidade)

João Luiz Gasparini
Biólogo 
Aspas de citação

As toxinas são o maior fator de risco na hora de se comer o baiacu. Além disso, algumas espécies são mais perigosas que outras.

Aspas de citação

A maior concentração da toxina se encontra na vesícula biliar. Mas, em algumas espécies, pode estar espalhada em todos os tecidos, inclusive músculos e ovas, vísceras e pele. Varia de espécies para espécie. Outra dica importante é jamais comer as espécies menores (do gênero Sphoeroides), elas parecem ser mais perigosas. O baiacu-arara, ilustrado na matéria, é tranquilo. Todos consomem sem problema

João Luiz Gasparini
Biólogo
Aspas de citação

Além de analisar qual espécie de baiacu pode ser ingerida, uma limpeza rigorosa precisa ser feita no animal antes dele ser servido.

Baiacu: peixe que pode ter causado morte no ES tem toxinas; espécies menores são mais perigosas
Aspas de citação

O jeito certo de limpar é jamais romper a vesícula biliar quando se retira as vísceras. Para isso é preciso faca bem amolada e muita destreza, pois a pele da barriga mais parece um couro com pequeninos espinhos. É difícil de cortar, daí a necessidade de solicitar os serviços dos profissionais que estão nas peixarias e mercados. Os limpadores de peixe - eles detêm conhecimento e fazem com muito cuidado e capricho

João Luiz Gasparini
Biólogo
Aspas de citação

Sobre a espécie

Baiacu-pinima ou baiacuzinho é potencialmente mais perigosa e completamente desaconselhada para consumo
Baiacu-pinima ou baiacuzinho é potencialmente mais perigosa e completamente desaconselhada para consumo. (Divulgação | João Luiz Gasparine)

Gasparini explicou que existem muitas espécies diferentes de baiacus em todos os mares do mundo.

"As espécies que ocorrem no Brasil ocorrem no Atlântico Ocidental. Algumas delas ocorrem desde o Caribe até o Brasil, outras só ocorrem no Brasil e suas ilhas oceânicas. Cada espécie têm a sua história evolutiva e possui sua distribuição geográfica", comentou o biólogo.

Uma delas, habita no Espírito Santo e é conhecida por ser mais perigosa. O biólogo acredita que, possivelmente, a espécie conhecida como baiacuzinho pode ser a que Magno ingeriu e foi intoxicado.

Aspas de citação

Baiacu-pinima ou baiacuzinho (Sphoeroides greeleyi) é uma espécie de pequeno porte que ocorre nas ilhas e costões rochosos rasos. Há outras duas espécies do mesmo gênero no ES. Uma que ocorre em manguezais e estuários (Sphoeroides testudineus) e outra que ocorre até nas ilhas mais distantes da costa (Sphoeroides camila). Todas as três espécies são de pequeno porte e apresentam manchas e pintas pelo corpo. Essas sim, são potencialmente mais perigosas e completamente desaconselhadas para consumo.

João Luiz Gasparini
Biólogo
Aspas de citação

E o biólogo acrescentou ainda que a espécie e conhecida pelo mundo todo.

Aspas de citação

Uma coisa vale frisar. Muitas pessoas evitam comer os baiacus no mundo. Os asiáticos são os mais corajosos, principalmente os japoneses. Possuem pratos típicos, inclusive o temido sashimi de Fugu

João Luiz Gasparini
Biólogo
Aspas de citação

Entenda o caso

Magno Sérgio ganhou um baiacu de um amigo no dia 22 de dezembro. No dia seguinte, na casa de Magno, os dois limparam o peixe, retiraram apenas o fígado, ferventaram o órgão e comeram, com limão e sal.

"A gente não sabe a procedência do peixe, se foi pescado ou ganhado. Eles limparam o baiacu e comeram. Magno nunca tinha limpado baiacu antes", disse Myrian Gomes, irmã de Magno.

A irmã disse que Magno e o amigo começaram a passar mal cerca de 45 minutos após comer o peixe.

Aspas de citação

Magno começou a ficar com a boca dormente. Aí ele mesmo foi com a esposa para o hospital dirigindo o próprio carro. Quando chegou lá, ele estava com a boca mais dormente, passando mal. Logo em seguida, teve uma parada cardíaca de oito minutos

Myrian Gomes
Irmã da vítima 
Aspas de citação

"Os médicos disseram para a nossa família que ele morreu por envenenamento, que logo subiu para a cabeça. Três dias depois de ser internado, ele teve diversas convulsões, que afetou muito o cérebro dele, deixando o mínimo possível de recuperação", explicou Myrian.

Diferente do irmão, o amigo dele que também comeu o peixe teve alta uma semana após o episódio.

Aspas de citação

Ele já tá em casa. Com as pernas, ele não tá andando muito direitinho. Ele foi impactado neurologicamente, mas está se recuperando

Myrian Gomes
Irmã da vítima
Aspas de citação

De acordo com o Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen), a intoxicação após ingestão da carne de baiacu ocorre raramente e são poucos os registros no Estado.

A Secretaria Estadual de Saúde disse que está investigando o caso com o município. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz reforçou que a principal suspeita é que a morte tenha sido causada por uma intoxicação.

*Com informações das repórteres Viviann Barcelos e Viviane Lopes, do g1ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais