> >
Após duas semanas de quarentena, taxa de isolamento segue baixa no ES

Após duas semanas de quarentena, taxa de isolamento segue baixa no ES

Enquanto o número de pessoas contaminadas cresce, percentual de capixabas em casa não atinge a marca desejada pelo governo

Publicado em 1 de abril de 2021 às 15:10- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
 Capixabas ignoram decreto, furam quarentena e lotam praias na Grande Vitória
Capixabas ignoram decreto, furam quarentena e lotam praias na Grande Vitória . (Fernando Madeira)

O Espírito Santo completou, nesta quinta-feira (01),  15 dias de quarentena, período marcado por medidas restritivas que têm por objetivo reduzir a circulação de pessoas no Estado. Mas apesar de todos os apelos de autoridades e especialistas, o número de contaminados pela Covid-19 segue alto e a taxa de isolamento social abaixo do esperado.

A expectativa do Governo do Estado era atingir pelo menos 50% de isolamento, o que corresponde a metade da população em casa (ou cinco em cada 10 pessoas). No entanto, essa marca só foi atingida em dois dias: nos últimos dois domingos, dias 21 e 28 de março. O índice está ainda mais longe do que o considerado ideal pelos especialistas, que seria 70% de isolamento (ou sete em cada 10 pessoas em casa).

Dados do painel de isolamento social da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que quando a quarentena começou, a taxa de isolamento era de 44%. Nos dias que se seguiram, o número de pessoas em casa cresceu de forma lenta e atingiu 52,91% no dia 21 de março, com pouco mais da metade da população.

Após o primeiro domingo da quarentena, no entanto, a taxa de isolamento voltou a despencar e variou ao longo da semana entre 44% e 47%, até voltar a ultrapassar os 50%. No último domingo, dia 28 de março, o Estado atingiu seu índice mais alto, 54,10%, mas a taxa voltou a cair ao longo desta semana. Nesta terça (30), apenas 46,87% dos capixabas estavam em casa. 

NÚMERO DE CONTAMINADOS CONTINUA ALTO

A taxa de isolamento é medida através do deslocamento dos aparelhos de telefone celular, por isso, na visão de especialistas, é um indicador sujeito a muitas alterações. Para a epidemiologista e pesquisadora da Ufes, Ethel Maciel, o dado mais importante a se considerar é a taxa de contaminados. E esse índice, infelizmente, segue alto. 

"O que a gente precisa observar é que não havendo mudança nos critérios de testagem, como não tivemos nessas últimas semanas, e a gente mantendo o número de novos casos por dia, isso significa que nós estamos mantendo uma transmissão ainda muito alta. Esse indicador de transmissão, de testes positivos diários, é um indicador mais preciso nesse momento. Através dele tem como pensar que em torno de 15 a 20% das pessoas contaminadas vão precisar de uma internação e um percentual desses vai evoluir para óbito, variando de faixa etária", explica Ethel. 

OCUPAÇÃO DAS UTIS 

A pressão por leitos de UTI deve seguir alta nas próximas semanas. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, a ocupação hospitalar está longe de chegar aos 80% considerados suportáveis. Ainda na próxima semana, existe a expectativa do Estado registrar a maior média móvel de óbitos de toda a pandemia.

"Nós vivemos uma situação extremamente crítica. A cada semana que passa, o Espírito Santo não estabiliza o comportamento da doença. O número de casos e de pessoas internadas continua crescendo", afirmou o secretário em coletiva de imprensa nesta semana.

A epidemiologista Ethel Maciel também não vê um cenário muito animador pela frente. "Temos pessoas ficando internadas por mais tempo. Ainda estamos com um número de casos novos muito alto, o que ainda vai se refletir em internação e óbito", avalia.

Aspas de citação

Cansamos de contar, todo dia, o número de óbitos por uma doença infectocontagiosa que pode ser evitada desde que cada pessoa compreenda o risco de contrair a doença e infectar uma pessoa querida. O isolamento não é só para quem está doente. Só devemos sair se for extremamente essencial

Nésio Fernandes
Secretário Estadual de Saúde 
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais