ASSINE

Alunos mais novos do fundamental no ES devem voltar à escola em novembro

Se o retorno escalonado das aulas tiver início no dia 1° de outubro, as séries iniciais terão atividades presenciais no final do ano, de acordo com o Plano de Retomada da Sedu

Publicado em 05/09/2020 às 21h04
Atualizado em 05/09/2020 às 21h09
Fotos de sala de aula vazia - banco de imagens
Plano de retomada prevê retorno de alunos das séries iniciais do ensino fundamental somente em novembro. Crédito: Jcomp/Freepik

expectativa do governo estadual é de que aulas da educação básica retornem no Espírito Santo de forma escalonada a partir de 1º de outubro.  Se essa previsão de concretizar, os primeiros alunos a terem aulas presenciais serão os de nível médio. Já as séries iniciais do ensino fundamental só devem voltar para a escola em novembro. É o que propõe o Plano de Retomada da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), disponibilizado neste sábado (05) para consulta pública.

No cronograma estipulado dentro do Plano de Retomada, o retorno das atividades seria dividido em quatro etapas. A primeira etapa será para acolhimento e planejamento dos professores e duraria sete dias. A segunda teria o retorno dos alunos do ensino médio, da educação profissional e educação de jovens e adultos (EJA), com duração de 15 dias por conta do revezamento semanal. A terceira contemplaria o retorno dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, também com duração de 15 dias. E, por último, na quarta etapa, o retorno dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, também considerando o revezamento semanal e o período de 15 dias.

Cronograma de retorno às atividades presenciais
Cronograma de retorno às atividades presenciais nas escolas. Crédito: Governo do Estado

Sendo assim, os alunos das séries iniciais do ensino fundamental voltariam às atividades presenciais somente na primeira quinzena de novembro, caso a expectativa do governo do Estado para retomada das aulas no dia 1 de outubro se concretize, já que haveria uma janela de sete dias para retorno dos professores e outras duas que somam 30 dias para o retorno e revezamento de alunos nas etapas anteriores.

Este vídeo pode te interessar

PLANO JÁ DISPONÍVEL PARA CONSULTA

As propostas do governo do Estado constam no Plano de Retomada das Aulas Presenciais para a Educação Básica nas escolas da Rede Estadual. O documento está disponível para consulta pública no site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). A população tem até o dia 14 de setembro para manifestar opiniões. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as atividades presenciais estão suspensas até o dia 30 deste mês.

ENSINO SUPERIOR JÁ EM SETEMBRO

Enquanto a volta da educação básica está em análise, o retorno do ensino superior já está marcado. Faculdades poderão receber os alunos a partir do dia 14 de setembro.

“A partir do dia 14 de setembro, retiramos restrições às atividades de nível superior. Tanto nível superior, 3º grau, mestrado, doutorado, especialização. Isso inclui também aqueles que estão concluindo cursos técnicos do Senai, Governo do Estado, por exemplo. Instituição que não quiser retornar, pode continuar com atividades remotas”, afirmou  governador Renato Casagrande em pronunciamento na noite de sexta-feira (04). 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.