> >
Agência fiscalizará empresa que realizou detonação que causou danos no Sul do ES

Agência fiscalizará empresa que realizou detonação que causou danos no Sul do ES

Na semana passada, uma detonação de rocha assustou moradores e provocou danos nas proximidades do local da detonação na zona rural de Cachoeiro de Itapemirim

Carol Leal

Repórter / [email protected]

Publicado em 7 de julho de 2025 às 18:23

Agência Nacional de Mineração tem vagas para profissionais de nível superior
Agência Nacional de Mineração vai fiscalizar empresa nos próximos dias em Cachoeiro Crédito: Ricardo Botelho/MME

Uma entidade federal vai fiscalizar a empresa responsável por uma detonação de rochas que assustou moradores na última quinta-feira (3) na localidade de São Simão, na Zona Rural de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Procurada pela reportagem de A Gazeta, a Agência Nacional de Mineração (ANM) informou por meio de nota enviada nesta segunda-feira (7) que tomou conhecimento do acidente por meio de uma reportagem exibida pela TV Gazeta.

A ANM explicou que a empresa Minerasul Indústria e Comércio de Agregados Ltda, responsável pela pedreira onde ocorreu a detonação, está autorizada a extrair granito para produção de brita. No entanto, uma fiscalização será realizada no local e a empresa será notificada a apresentar informações técnicas detalhadas sobre o episódio, incluindo os registros de monitoramento sísmico e as condições do desmonte realizado.

Além disso, a ANM vai exigir que a indústria adote melhores práticas para realizar o desmonte de rochas e prevenir novos incidentes na localidade. Em caso de irregularidades, a Agência pode ainda aplicar penalidades previstas por lei à Minerasul. Por fim, a autarquia ressaltou que está comprometida em garantir a segurança nos processos de mineração e o cumprimento das normas técnicas e ambientais.

00:00 / 01:29
Agência fiscalizará empresa que realizou detonação que causou danos no Sul do ES

A Minerasul informou na sexta-feira (4) que está apurando os fatos e que a detonação acontece em uma área legalizada. A indústria disse ainda que enquanto o incidente não for esclarecido, as detonações estão suspensas.

Relembre o caso

Imagens registradas por populares na última quinta-feira (3) mostram o momento e consequências da queda de rochas após a explosão realizada pela empresa na zona rural de Cachoeiro de Itapemirim. Um muro e um poste de energia elétrica foram danificados por algumas pedras, e em alguns pontos o impacto abriu buracos no solo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Detonação de rochas em pedreira causou danos em Cachoeiro
Detonação de rochas em pedreira causou danos em Cachoeiro Crédito: Leitor/A Gazeta

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Fiscalização ES Sul Setor de Rochas

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais