> >
Acordo judicial ou concessão? Cais das Artes ainda não tem destino definido

Acordo judicial ou concessão? Cais das Artes ainda não tem destino definido

Concessão à iniciativa privada era promessa de campanha do governador reeleito Renato Casagrande, que agora fala em tentar novo acordo. O espaço cultural está com as obras paradas desde 2015 por uma disputa judicial

Publicado em 27 de dezembro de 2022 às 15:04

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Caption: Data: 17/07/2018 - ES - Vitória - Obras do Cais das Artes, na praça do Papa em Vitória, serão retomadas - Editoria: Cidades - Foto: Fernando Madeira – GZ
Obras do Cais das Artes, na praça do Papa em Vitória. (Fernando Madeira)

O destino do Cais das Artes, em Vitória, é novamente incerto. Durante a campanha de reeleição, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que iria conceder o empreendimento à iniciativa privada para que a obra fosse concluída e o espaço, viabilizado. Contudo, em entrevista à Rádio CBN Vitória nesta terça-feira (27) o discurso foi outro. Segundo ele, um acordo judicial estaria próximo de ser formalizado, o que permitiria que o próprio governo estadual continuasse com o prédio.

O espaço cultural está com as obras paradas desde 2015 por uma disputa judicial.  Em outubro, Casagrande disse a empresários que já haviam empresas interessadas na concessão e que o edital poderia sair ainda em 2022. Porém, agora, afirmou que considera dois caminhos: o da concessão e o do acordo.

"Tem chance de a gente fechar o acordo judicial. O acordo é muito mais rápido. Porque tem uma empresa, e se a Justiça, o Tribunal de Contas e o Ministério Público autorizarem que a empresa continue o trabalho dentro das condições previstas, é mais rápido. Isso está encaminhado. Fechamos um entendimento na Procuradoria-Geral do Estado e na Secretaria de Controle e Transparência, junto com o Departamento de Edificações e Rodovias (DER), isso está indo para a avaliação do Tribunal de Contas e do juiz que está julgando esse caso", afirmou, sem dar previsão de prazo para a conclusão do impasse.

Acordo judicial ou concessão Cais das Artes ainda não tem destino definido
Renato Casagrande (PSB) em entrevista a CBN Vitória
Renato Casagrande (PSB) em entrevista à CBN Vitória. (Adalberto Cordeiro)

Dependendo do tipo de solução que for encontrada pelo governo — concessão ou acordo judicial — o uso do espaço pode variar. Caso seja entregue à iniciativa privada, o local terá um espaço de inovação junto a aqueles destinados à atividades culturais, como teatro e museu.

"Se for uma concessão, sim, terá (espaço de startup de inovação). Porque tem interesses. Se for obra do governo do Estado, pode ser que no modelo de gestão adiante a gente incorpore também a inovação".

O QUE ESTAVA PREVISTO PARA O CAIS DAS ARTES?

As obras do Cais das Artes começaram oficialmente em 2010, no fim do segundo mandato do então governador Paulo Hartung (MDB). O investimento total seria de R$ 115 milhões. A previsão inicial de entrega do empreendimento era para 2012, mas uma série de contratempos e judicializações empacou a obra. 

Desconsiderando novas avaliações que possam revelar que o Cais das Artes necessite de algum tipo de recuperação por dano causado pela ação do tempo no período em que a obra está parada, a edificação precisava de conclusão no teatro, museu e praça (uma que já estava prevista no projeto original).

Ao todo, o teatro teria 600 metros quadrados com 1,3 mil lugares e um vão livre de mais de 25 metros de altura até o teto. O museu compreenderia um espaço de 2,3 mil metros quadrados com auditório para 225 pessoas, cinco salas de exposições, biblioteca, cantina, recepção e cafeteria. Já a praça original foi projetada para ter cafeterias, livrarias e espaços para espetáculos e exposições ao ar livre.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais