> >
Gripe aviária: teste descarta caso em ave doméstica em Alegre

Gripe aviária: teste descarta caso em ave doméstica em Alegre

Caso descartado pelo Idaf nesta segunda-feira (9) era de ave de propriedade privada. Não há suspeitas de infecção no Espírito Santo em granjas comerciais

Publicado em 9 de junho de 2025 às 18:11

Exame descartou gripe aviária em galinha de propriedade privada em Alegre, no Sul do Espírito Santo
Exame descartou gripe aviária em galinha de propriedade privada em Alegre, no Sul do Espírito Santo Crédito: Pixabay

Após realização de testes, foi descartado o caso suspeito de gripe aviária em uma ave doméstica em Alegre, no Sul do Espírito Santo. A investigação constava no painel Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desde o fim de semana. 

Trata-se de uma galinha doméstica, ave de subsistência. Não há investigações no Estado sobre casos em granjas comerciais. 

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) informou, nesta segunda-feira (9), que o resultado do teste da ave foi negativo para influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no município de Alegre, envolvendo aves domésticas.

00:00 / 01:01
Gripe aviária: teste descarta caso em ave doméstica em Alegre

A coleta de material foi realizada na última sexta-feira (6) e enviada para análise no laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Segundo o Idaf, o governo do Espírito Santo mantém o trabalho de vigilância que vem sendo feito, com todas as medidas preventivas e protocolos de segurança sanitária sendo aplicados, em alinhamento com as diretrizes nacionais de defesa agropecuária.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Galinhas Gripe Aviária

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais