> >
Globo afirma que funcionários não vacinados poderão ser demitidos

Globo afirma que funcionários não vacinados poderão ser demitidos

Nos EUA, medida foi tomada por empresas como Google, Netflix, Uber, McDonald's, Disney, Facebook, Twitter e Apple

Publicado em 2 de setembro de 2021 às 13:53

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O apresentador do 'Jornal Nacional', William Bonner, que recebeu a segunda dose da vacina contra Covid-19
O apresentador do 'Jornal Nacional', William Bonner, que recebeu a segunda dose da vacina contra Covid-19. (Instagram/@realwbonner)

A Globo enviou um e-mail a seus funcionários informando que aqueles que optarem por não se vacinar poderão ser desligados da empresa.

Segundo a mensagem, passa a ser obrigatória a vacinação contra a Covid-19, com exceção dos trabalhadores que não podem receber a vacina por motivos médicos. A justificativa é que a não vacinação pode impactar e colocar em risco a saúde de outros funcionários.

Nos Estados Unidos, a medida foi tomada por empresas como Walmart, Google, Netflix, Uber, McDonalds, Disney, United Airlines, Facebook, Twitter, Apple, Ford e General Motors, segundo informou a BBC News Brasil.

No início de agosto, a CNN americana anunciou que havia demitido três funcionários que frequentaram os escritórios da empresa sem estarem vacinados. Também lá, a Netflix passou a exigir tanto de atores quanto da equipe técnica a comprovação de imunização para que estes pudessem entrar nos sets de filmagem e demais ambientes de trabalho.

No Brasil, o direito de se negar a tomar vacina já chegou à Justiça do Trabalho, onde, por enquanto, há decisões favoráveis à demissão por justa causa.

Para advogados, o tema ainda é novo, delicado e deve ser tratado com cuidado pelas empresas. A mera recusa ou atraso em buscar a vacinação, quando disponível, não configura automaticamente as condições para a justa causa, dizem.

Este vídeo pode te interessar

Levantamento do Datalawyer para a Folha de S. Paulo mostra que 2.704 processos trabalhistas já discutem, nos pedidos iniciais, demissão por justa causa e recusa à vacina.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais