Publicado em 9 de junho de 2021 às 08:58
O YouTube abre nesta quarta-feira (9) as inscrições para a sua segunda seleção de influenciadores negros interessados em participar do projeto Vozes Negras. O processo será realizado até 9 de julho. Os escolhidos serão anunciados em outubro e vão receber parte dos recursos de um fundo de U$$ 100 milhões (cerca de R$ 504 milhões) >
Para participar é necessário ser criador de conteúdo da plataforma de vídeos, se autodeclarar preto ou pardo e preencher os requisitos para ter um canal monetizado -ou seja, ser criador de conteúdo apto a receber um valor em dinheiro pelas visualizações de seu canal. O formulário de inscrição estará disponível neste link a partir das 10h. >
Na primeira edição, realizada em setembro, foram selecionados 35 criadores de conteúdo no Brasil -31 youtubers (como são chamados os criadores de vídeos na plataforma) e quatro artistas da mídia tradicional. >
De acordo com Bibiana Leite, diretora de desenvolvimento de parcerias de conteúdo e líder do programa #YouTubeBlack no Brasil, o valor recebido por cada criador em 2020 variou de US$ 20 mil a US$ 50 mil (R$ 101 mil a R$ 252 mil). >
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A executiva conta que a plataforma realiza eventos voltados ao público negro no Brasil desde 2015, mas a ideia do fundo surgiu depois da morte de George Floyd, homem negro assassinado no ano passado por um policial nos Estados Unidos. >
"O Brasil, 56% da população é preta. A base de criadores que nós temos não é representativa em relação a essa parcela", afirma. >
Segundo Bibiana, a meta do fundo é fazer com que os criadores possam se dedicar mais ao conteúdo que produzem sem precisar de outras atividades financeiras. >
"O objetivo é desenvolver criadores negros que já tenham um engajamento com a comunidade, e mostrar que eles não falam somente de questões raciais. Temos influenciadores negros que falam de história, mercado financeiro". >
Além do aporte do fundo, os selecionados participarão de workshops com especialistas para melhorar o conteúdo como produção, acesso a conteúdos exclusivos e suporte de um gerente de parcerias da plataforma. >
Os valores serão divididos por produtores de conteúdo de oito países -África do Sul, Austrália (somente para artistas, compositores e produtores), Canadá, Estados Unidos, Nigéria, Quênia, Reino Unido, além do Brasil. >
O YouTube não detalha quanto cada selecionado irá receber exatamente, apenas revela que os valores serão distribuídos também para a plataforma YouTube Originals, focada em criação de conteúdo exclusivo que envolve documentários e filmes. >
Nos Estados Unidos, o projeto Originals resultou no Homecoming, filme musical da cantora Beyoncé. No Brasil, já foram realizados conteúdos exclusivos com os influenciadores Whindersson Nunes e Nathalia Arcuri. De acordo com Bibiana, um dos objetivos é expandir essa frente de vídeos mais elaborados também com influenciadores negros no Brasil. >
Influenciadores negros selecionados em 2020 >
10ocupados >
AD Junior >
Ana Paula Xongani >
Beleza Negra - Patrícia Avelino >
Camila Nunes >
Débora Luz >
Dois Por Cento TV >
Nath Finanças >
Gabi Oliveira >
Guardei no Armário >
Herdeira da Beleza >
Jacy July >
LevviTalk >
Luany Cristina >
Luci Gonçalves >
Monalisa Nunes >
Muro Pequeno >
Nátaly Neri/ Afros & Afins >
Neggata >
PhCôrtes >
Papo de Preta >
Preta Araújo >
Rafaela Lima >
Ramana Borba >
Soul Vaidosa >
Spartakus Santiago >
Thelminha >
Tô de crespa >
UmBipolar >
UTK >
Yuri Marçal >
MC Carol >
Péricles >
Requisitos para ter o canal monetizado >
- Ter mais de 4 mil horas de exibição nos últimos 12 meses >
- Ter mais de 1.000 inscritos>
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