> >
PicPay fica fora do ar após pane em nuvem da Amazon

PicPay fica fora do ar após pane em nuvem da Amazon

Fintech criada no Espírito Santo disse, no fim da manhã desta segunda-feira (20), que os sistemas estão voltando gradualmente

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 12:44

Escritório do PicPay
Escritório do PicPay: instabilidade em serviços após pane na nuvem da Amazon Crédito: Rogério Cassimiro

PicPay, fintech criada no Espírito Santo, operou com instabilidade na manhã desta segunda-feira (20) e ficou com alguns serviços fora do ar devido à pane na nuvem da Amazon, que foi afetada por uma interrupção durante a madrugada.

A pane causou instabilidade em diversos aplicativos e programas em todo o mundo, impactando aplicativos como o Snapchat e serviços corporativos, além da própria Amazon, como o PrimeVideo e a Alexa.

A Amazon Web Services (AWS) relatou um problema operacional que afetou múltiplos serviços em Virgínia do Norte, nos Estados Unidos, um dos seus principais data centers globais. Segundo a companhia, cerca de 500 empresas hospedados na nuvem da Amazon sofreram um apagão, em vários países, incluindo o Brasil.

Às 11h14, a Amazon admitiu que ainda enfrentava problemas. Usuários têm reportado que sites que voltaram a funcionar tiveram nova piora. Às 11h29, a companhia divulgou uma atualização informando que ainda investiga a causa principal da falha.

À BBC, o site Downdetector, que monitora falhas em serviços online, afirmou que recebeu 6,5 milhões de notificações de usuários. De acordo com a Amazon, 78 serviços internos da AWS, que são base para outras empresas e ferramentas, ainda estão impactados pela falha. Outros 33 serviços já voltaram a funcionar.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Fintechs

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais