Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Economia
  • Não houve melhora na percepção de risco para o Brasil em outubro, diz Tesouro
Tesouro Nacional

Não houve melhora na percepção de risco para o Brasil em outubro, diz Tesouro

Apesar do cenário externo em outubro ter sido favorável para os mercados emergentes, o Brasil continuou em uma situação de volatilidade

Publicado em 24 de Novembro de 2021 às 16:32

Agência FolhaPress

Publicado em 

24 nov 2021 às 16:32
Economia, crise e desenvolvimento
Economia, crise e desenvolvimento Crédito: Freepik
O coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Luis Felipe Vital, avaliou nesta quarta (24), que, apesar do cenário externo em outubro ter sido favorável para os mercados emergentes, o Brasil continuou em uma situação de volatilidade devido aos questionamentos domésticos com a direção da política fiscal no mês passado.
"Outubro teve um noticiário bastante intenso no cenário externo, com pressões de energia, percepção de inflação maior e menor crescimento global, e com os Bancos Centrais se preparando para a retirada de estímulos. Por outro lado, os índices de ações tiveram altas e balanços corporativos vieram mais positivos que o esperado. Então, no conjunto, o mês de outubro teve uma melhora na percepção de risco para emergentes, mas não para Brasil", destacou.
Segundo Vital, o mercado de juros brasileiro seguiu bastante pressionado no mês passado. Enquanto a parte curta da curva reagiu a mudanças de expectativas na política monetária - com um aperto mais forte na Selic -, os papéis mais longos reagiram bastante ao noticiário fiscal.
"As discussões sobre a PEC dos precatórios e os ajustes no teto de gastos impactaram a percepção de risco dos investidores e se traduziram em juros mais altos. As taxas praticadas nos leilões foram aumentando ao longo de outubro", apontou. Vital citou a taxa da LTN de 24 meses, passou de 9,65% no começo de outubro para 12,04% no último leilão do mês.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Acidente aconteceu na tarde deste sábado (12), no Centro da cidade
Ônibus escolar perde freio e se envolve em acidente em Alegre
Imagem de destaque
Corrida interdita ruas de Vila Velha neste domingo (13); veja bloqueios
Geovane Laporte, que morreu em acidente de trânsito em Aracruz
Morto em acidente em Aracruz era engenheiro e inspetor do Crea-ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados