Taynã Feitosa é sommelière e cervejeira apaixonada por uma boa cerveja e suas infinitas possibilidades. Também é jornalista e mercadóloga

Conheça as cervejas do estilo Saison, leves e bastante aromáticas

Originárias da região de Valônia, entre a Bélgica e a França, elas são produzidas sazonalmente e também chamadas de Farmhouse Ales

Publicado em 15/10/2021 às 02h00
Cerveja saison
As cervejas do tipo saison são fabricadas geralmente entre o outono e a primavera. Crédito: Shutterstock

Frutadas, leves, muito bem carbonatadas, com notas condimentadas e de frutas, além de um quê de complexidade. Esta poderia ser a definição básica das cervejas do estilo Saison, originário de Valônia, região ao sul da Bélgica e bem pertinho da França. Mas garanto a vocês: elas entregam muito mais do que prometem.

O nome já revela algo sobre sua história. As Saison são cervejas produzidas sazonalmente, em épocas do ano mais favoráveis. Geralmente, o estilo era fabricado entre o final do outono e o início da primavera, justamente pelo controle de temperatura da fermentação.

Além disso, o período do inverno demandava menos trabalho na lavoura, e produzir essas cervejas era uma função dos trabalhadores rurais. Outro nome para o estilo, que também entrega seu caráter artesanal e rural, é Farmhouse Ale.

Dá para dizer que as Saison são uma exemplificação perfeita dos processos artesanais de produção cervejeira, visto que o desafio dos lavradores era produzir cervejas que fermentassem em altas temperaturas e que seriam consumidas nos meses mais quentes, e por isso deveriam ser leves e refrescantes.

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS

Confesso que sou suspeita para falar de Saison, já que é um dos meus estilos favoritos, mas o mais legal dessas belezinhas é que elas são cervejas claras, leves e que entregam muita complexidade, tanto no aroma quanto no paladar. É bem comum encontrar receitas com adição de frutas, flores e muitas especiarias.

As Saison precisam ter boa formação de espuma. Suas cores são variações de dourado e elas geralmente são turvas, bem “caseiras”. No aroma, notas frutadas trazem bossa às notas de levedura (algumas contam com fermentação a partir de leveduras selvagens).

Condimento é o truque do estilo: é comum que as receitas contenham especiarias como cardamomo, coentro, anis estrelado, canela, pimenta, gengibre, noz-moscada ou ingredientes como melado, cana-de-açúcar, cascas de frutas e até mesmo flores. Tudo vai da criatividade do fazendeiro, ops, do cervejeiro!

Quer conhecer melhor as Saison? A seguir sugiro três das minhas favoritas nesse estilo. Aproveite as dicas!

  1. 01

    St. Feuillien Saison (Cervejaria Brasserie St. Feuillien, Bélgica)

    Típica e cheia de nuances, essa Saison é refermentada na garrafa, como o estilo pede. Os aromas frutados e de ésteres roubam a cena nesse rótulo, que é, pra mim, um representante perfeito do estilo. ABV: 6,5%.

  2. 02

    Yazoo Brewing Co. Saison de Bois (Cervejaria Yazoo Brewing, EUA)

    Fermentada com a clássica levedura belga Wallonian e envelhecida em barris de carvalho francês por seis meses, essa criação americana encanta pela maciez e pelas notas de frutas vermelhas, pela picância e pela excelente drinkabillity. ABV: 5,8%

  3. 03

    Invicta Saison À Trois (Cervejaria Invicta, Brasil)

    A representante brazuca da lista traz trigo e coentro na receita. Esses elementos garantem uma acidez bem interessante e também garantem sua refrescância. Tem uma acidez bem agradável ao final do gole, bem a cara do estilo. ABV: 5,8%.

Clique aqui para ler mais conteúdos de Taynã Feitosa e acompanhe a colunista também pelo Instagram

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Gastronomia Fique bem Cerveja opinião Primavera

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.