Bia Brunow é uma jornalista que virou cozinheira. Por aqui vamos ter muita cozinha afetiva, viagens e histórias contadas entre uma garfada e outra

Homus tahine: de entrada leve a poderoso acompanhamento

O prato, que tem sua autoria disputada entre diversas culturas do Oriente Médio, é uma das receitas queridinhas do momento

Publicado em 29/09/2021 às 02h01
Homus, grão de bico e temperos
Homus tahine com azeite, páprica, cebolas caramelizadas e ervas frescas. Crédito: Bia Brunow

Grão-de-bico cozido, alho, limão, pasta de gergelim e sal. Os ingredientes relativamente simples do homus tahine são inversamente proporcionais à complexidade de sua história.

Sua criação é motivo de disputa entre culturas diversas no Oriente Médio, da libanesa à turca, da síria à israelense - todas requerem sua autoria. Segundo o povo judeu, há ainda uma referência bíblica sobre o prato, datada de mais de 3.500 anos.

O fato é: ainda que o grão-de-bico tenha sido uma das primeiras leguminosas a serem cultivadas no mundo, no Brasil estamos aprendendo cada dia mais a nos apaixonar por sua versatilidade.

De entrada leve a poderoso acompanhamento, formas bem diferentes de preparar e servir o homus vêm sendo descobertas na culinária. A minha versão tem ingredientes simples e básicos, que podem servir tanto como antepasto, lanche ou prato mais elaborado. Bora fazer?

HOMUS TAHINE 

Rendimento: 5 porções
Tempo: 60 minutos
Nível: médio

INGREDIENTES: 

  • 300g de grão de bico
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
  • Suco de 1 limão taiti
  • Azeite extravirgem de boa qualidade 
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (se você quiser uma pasta mais lisa e cremosa)
  • Sal

MODO DE PREPARO: 

  1. Lave o grão-de-bico e descarte qualquer grão que não pareça bom. Deixe de molho em água com bicarbonato por, no mínimo, quatro horas. Em seguida, descarte a água. O bicarbonato vai servir para amaciar os grãos e quebrar os elementos da casca que costumam não ser bem digeridos pelo nosso organismo. Se quiser uma pasta mais lisa, é uma boa dica. Se preferir uma preparação mais rústica, é só descartar esse ingrediente.
  2. Em uma panela, acrescente os grãos cobertos por água limpa, os dentes de alho descascados e uma pitada de sal. Cozinhe por 45 minutos, retirando o excesso de espuma quando necessário. 
  3. Se quiser fazer na panela de pressão, coloque duas medidas de água e deixe cozinhar por 20 minutos. 
  4. Em seguida, coe os grãos, reservando um pouco da água. Em um mixer ou liquidificador, junte os grãos cozidos, o alho, o tahine e o suco de limão. 
  5. Bata até obter uma consistência lisa, acrescentando água até atingir o ponto desejado. Lembre-se: a massa vai ficar firme após esfriar.

Homus como acompanhamento de polvo em receita de Bia Brunow
Homus é uma boa guarnição para polvo e outros tipos de frutos do mar. Crédito: Bia Brunow

Clique aqui para ler mais conteúdos de Bia Brunow e acompanhe e a colunista também no Instagram

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Gastronomia Receitas culinaria opinião

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.