A jornalista Renata Rasseli cobre os eventos sociais, culturais e empresariais mais importantes do Estado. Sua marca é aliar notícias a tendências de moda, luxo, turismo e estilo de vida.

Famosos do ES são usados em armadilha para clonar WhatsApp

No Golpe da Festa, hackers convidam contatos de famosos para confirmar presença em evento e, com isso, invadem a conta do zap

Publicado em 05/02/2020 às 16h01
Atualizado em 05/02/2020 às 21h04
A jornalista Veruska Seibel Boechat. Crédito: Reprodução/Instagram @doceveruska
A jornalista Veruska Seibel Boechat. Crédito: Reprodução/Instagram @doceveruska

Um novo golpe de WhatsApp atinge usuários do aplicativo no Espírito Santo: o "Golpe da Festa". O nome foi dado porque normalmente os hackers justificam o contato dizendo que precisam confirmar a presença do alvo escolhido em alguma celebração, jantar ou algo do gênero, para o qual está sendo oferecido um convite ou promoção especial.  Nessa estratégia, os golpistas não utilizam nenhuma  técnica de invasão digital. A manobra emprega a denominada engenharia social, pois faz a vítima entregar voluntariamente os dados que permitirão o roubo de sua conta, pedindo que a vítima confirme a presença por meio de  um link e, com isso, o golpista invade a conta. 

Nesta semana, famosos do Estado como a jornalista capixaba Veruska Seibel, viúva de Ricardo Boechat, e o médico Paulo Lessa,  tiveram seu nome utilizado no golpe.  Recentemente, Erick Jacquin e Preta Gil tiveram seus nomes em convites de golpistas para jantar no novo restaurante do chef e para comparecer no show da cantora. 

VÍTIMAS

Várias pessoas que fazem parte da lista de contatos de Veruska e Paulo  receberam telefonemas de golpistas. E a jornalista e o médico foram às redes sociais para alertar seus contatos sobre o golpe. 

Mensagem de alerta do Dr. Paulo Lessa. Crédito: Reprodução/ Instagram//@drpaulolessa
Mensagem de alerta do Dr. Paulo Lessa. Crédito: Reprodução/ Instagram//@drpaulolessa

RR NA BERLINDA DO GOLPE

Esta colunista foi um dos contatos que recebeu o telefonema de golpista usando o nome de Veruska. 

Renata Rasseli

Jornalista e colunista de A Gazeta

"Resolvi checar o convite direto com a Veruska e descobri que era golpe."

COMO NÃO CAIR NO GOLPE

No quadro "CBN e a Tecnologia" desta quarta-feira (5), comentarista Gilberto Sudré falou sobre os novos golpes do Whatsapp e de como se proteger das recentes armadilhas para sequestrar contas do aplicativo. Confira o comentário: 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.