Uma jornalista que ama os animais, assim é Rachel Martins. Não é a toa que ela adotou duas gatinhas, a Frida e a Chloé, que são as verdadeiras donas da casa. Escreve semanalmente sobre os benefícios que uma relação como essa é capaz de proporcionar

Entenda a linguagem corporal dos cachorros. Confira 10 sinais importantes

São sinais que podem alertar caso haja alguma coisa errada com o seu “filho de quatro patas”, evitando, por exemplo, um conflito com outros animais, uma mordida em alguém, entre outras coisas inesperadas

Publicado em 17/05/2022 às 02h02
Cachorros
Cada cachorro é único e tem sua personalidade. Cada raça possui características específicas. Crédito: Pexels

Quem possui um cachorro em casa, tem a certeza de que ele compreende o que estamos falando. Mas e nós, será que conseguimos captar a linguagem corporal de nosso “aumigo”? Saiba que entender o que eles estão tentando nos dizer, é muito importante. São sinais que podem alertar caso haja alguma coisa errada com o seu “filho de quatro patas”, evitando, por exemplo, um conflito com outros animais, uma mordida em alguém (lembrando que esse é o último recurso utilizado e que eles nunca atacam sem dar um sinal antes), entre outras coisas inesperadas.

Existe um livro, muito usado pelos adestradores e estudiosos de comportamento canino, chamado “Linguagem dos cães: os Sinais de Calma”, de Turid Ruggas. Foi escrito por uma senhora que vive com vários cachorros e ao observar os comportamentos dos mesmos, catalogou esses sinais diante de certas situações.

A adestradora Rosane Paiva ressalta que cada cachorro é único e tem sua personalidade. Cada raça possui características específicas. “Por isso, é importante antes de escolher um pet, estudar sobre a raça que irá se enquadrar melhor ao seu estilo de vida, à sua rotina, aos seus hobbies. Tem raças que gostam mais de fazer exercícios, de ir à praia, já outras são mais caseiras, algumas exigem mais cuidado na manutenção dos banhos e com os pelos, tudo isso deve ser levado em conta antes da escolha do animal de estimação. Baseado nessas informações é possível entender melhor sobre o seu animal e dessa forma criar uma relação de amor e respeito com ele”, explica.

A adestradora Rosane Paiva explica que é muito importante entender a linguagem corporal dos cachorros, evitando, assim, várias situações, tanto de saúde, quanto de comportamento
A adestradora Rosane Paiva explica que é muito importante entender a linguagem corporal dos cachorros, evitando, assim, várias situações, tanto de saúde, quanto de comportamento . Crédito: Divulgação

Segundo a adestradora, os cachorros mostram sinais de desconforto em algumas situações, são chamados Sinais de Calma. “Os mais comuns nestes casos é o licking (popularmente conhecido como lambida no nariz), bocejos, rabo entre as pernas e orelhas para trás. Eles são possíveis de serem observados em todas as raças. É importante dizer que devem ser respeitados, pois quando os pets são inibidos com punições, deixam de apresentá-los e, consequentemente, podem partir para uma reação sem apresentar nenhum sinal de desconforto antes.

Confira 10 sinais que o seu cão dá e você não pode ignorar:

Compreender a linguagem corporal dos cachorros ajuda a criar uma relação de amor e respeito com ele
Compreender a linguagem corporal dos cachorros ajuda a criar uma relação de amor e respeito com ele . Crédito: Pexels
  1.  Rabo entre as pernas: fique atento, o animal está com medo, pode ser por alguma situação do momento ou imaginária.

  2. Licking (lamber o próprio focinho): nem sempre quer dizer “chegou a hora da ração”. Pode significar que ele está tentando sair de uma situação estressante ou até mesmo que não está a fim de conflito.

  3. Lamber as patas: é comum cães lamberem as patas, mas em excesso é sinal de algum desconforto, que pode ser tanto físico, quanto emocional, nesse caso, o mais comum, é o estresse.

  4. Não fazer contato visual: quando o animal não olha para você, ou para outro cão, desviando o olhar, ele está mostrando desconforto e ao outro cão que não quer confusão. É uma forma de demonstrar que não é uma ameaça ao animal.

  5. Latidos excessivos: os latidos de cachorros têm diferentes frequências e sonoridades e sempre querem comunicar alguma coisa. Pode ser um desconforto físico, tédio, carência, medo, proteção e até felicidade.

  6. Rosnados: é o último aviso que o cachorro dá antes de morder. Está dizendo claramente “nem mais um passo”.

  7. Pelos do dorso arrepiados: é sinal de que está na defensiva, mas normalmente, pelo medo, é fugir, só vai atacar caso sinta-se encurralado.

  8. Urinar fora do local: pode fazer isso, tanto por excitação, quando o tutor chega em casa, por exemplo, quanto por uma situação de medo.

  9. Bocejar: pode significar que está apenas cansado e com sono, como, também, em situações de estresse, quando está assustado ou levando bronca.

  10. Orelhas em pé: caso esteja em pé e parada está querendo provar a sua autoridade no ambiente, seja com outros cachorros ou até mesmo seres humanos.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Pets

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.