
O Espírito Santo agora tem o "Dia Estadual dos Legendários", a ser comemorado em 29 de junho. A lei foi publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial. Legendários é um movimento meio religioso e meio coach protagonizado por homens. Ganhou notoriedade ao cobrar até R$ 81 mil dos participantes para que subam uma montanha e por ter adeptos famosos, como o influenciador Thiago Nigro, conhecido como Primo Rico, e Neymar, pai do jogador de futebol Neymar Jr.
A ideia de criar o Dia Estadual dos Legendários partiu do deputado José Esmeraldo (PDT). Na justificativa do projeto de lei, apresentado em fevereiro, o parlamentar transcreve a definição do grupo que consta no site do próprio Legendários:
"É um movimento que busca a transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências que levam os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial. Devolvendo o herói a cada família, a declaração que temos como Legendários, é a de que são homens inquebrantáveis diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus".
O texto diz ainda que "no Estado do Espírito Santo, atualmente, há mais de 1.500 legendários, e o movimento está em plena ascensão em todas as regiões".
O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa no dia 17 de junho e depois sancionado pelo governador Renato Casagrande (PSB).
Na prática, isso não significa que os Legendários vão receber recursos do governo estadual, por exemplo, nem nenhum tratamento especial. A inclusão no calendário de datas comemorativas é apenas de uma homenagem.
Politicamente, é um afago a movimentos conservadores, sobretudo aos evangélicos.

LEIA MAIS COLUNAS DE LETÍCIA GONÇALVES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.