Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Touro Moreno recebe no ES faixa preta do jiu-jítsu aos 82 anos de idade

Pugilista, que havia recebido a faixa marrom há mais de 50 anos, foi homenageado por mestres do tatame

Publicado em 19 de Julho de 2020 às 11:24

Públicado em 

19 jul 2020 às 11:24
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Marcelo Guimarães, Touro Moreno, Alexandre Kaveira e Ariane Guarnier: homenagem ao velho lutador
Marcelo Guimarães, Touro Moreno, Alexandre Kaveira e Ariane Guarnier: homenagem ao velho lutador Crédito: Renato Paoliello Filho/Vibes Company Co.
Nunca é tarde para ser reconhecido, mesmo que a trajetória de vitórias no tatame tenha sido interrompida há mais de meio século. Estamos falando de um vencedor, Adegard Câmara Florentino, o Touro Moreno, pai dos medalhistas olímpicos Yamaguchi e Esquiva Falcão.
Aos 82 anos de idade, o famoso pugilista, por mérito e reconhecimento, foi graduado faixa preta de jiu-jítsu, neste sábado (18), em Vila Velha, pela professora e campeã brasileira e mundial Ariane Guarnier na presença dos mais expressivos mestres do Estado.
É a coroação de uma trajetória vitoriosa que começou no longínquo 1964, época que remete ao início do período de trevas que cobriu o país. Mas também foi o ano em que Touro Moreno chegou à faixa marrom, que recebeu da lenda do esporte Hélio Gracie. A vida, entretanto, é feita de escolhas, e Touro escolheu a luta livre e ficou por mais de 50 anos sem usar o quimono, que ontem vestiu com muito orgulho.
O ex-pugilista e lutador de vale-tudo do Brasil, notório por ter empatado o embate contra Waldemar Santana, que na época havia vencido o quase imbatível Hélio Gracie, estava acompanhado de toda a família, na Academia Além dos Tatames. Ele diz que a homenagem significou para ele a realização do seu maior sonho.
“Foi o melhor presente de aniversário que poderia ter recebido”, disse emocionado o ex-lutador. Antes da troca de faixa, Touro Moreno mostrou que ainda preserva a velha habilidade que encantou plateias pelo país afora com rápidas demonstrações, sob aplausos dos mestres do jiu-jítsu
Respeitando as normas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, a graduação foi fechada e contou apenas com a presença dos mestres faixas pretas do Estado, todos devidamente protegidos por máscaras e com um só propósito: homenagear e reconhecer Touro Moreno, pai de 18 filhos, e que continua a sua luta incessante, agora por uma vida mais digna.

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Ponto de Recarga de carro elétrico em garagem de condomínio
Governo sanciona hoje lei de recarga de carro elétrico em condomínios no ES
Imagem de destaque
No tempo em que o Britz Bar era o centro do mundo
Imagem de destaque
Estado do Espírito Santo tem o maior crescimento de receita do Brasil

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados