Aconteceu na quinta-feira passada (7), véspera do
Dia Internacional da Mulher: uma moradora de Marechal Floriano, na Região Serrana do Estado, registrou ocorrência contra o ex-marido, após receber ameaças pelo WhatsApp e ser chamada de “macumba” pelo agressor.
De acordo com o advogado da vítima, Fábio Marçal, a mulher relatou que o ex-marido enviou no último dia 7 de março, pelo WhatsApp, uma imagem de uma foto 3x4 dela que estava na carteira do acusado e lá ele escreveu: “achei essa macumba dentro da minha carteira de trabalho”. Em seguida, ele gravou um vídeo, utilizando uma tesoura, no qual corta essa foto e ainda diz: “que tudo de ruim caia sobre terra”.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima e o suspeito foram casados por sete anos. No processo de divórcio, a mulher relata que o ex-marido só aceitaria o distrato se houvesse a transferência do carro da família para o nome dele, o que não foi aceito por ela. A partir desse fato, as ameaças contra a mulher foram constantes.
O advogado, que informou que sua cliente requereu medida protetiva de urgência, faz um alerta: “É necessário mudar a cultura, fazer um trabalho de educação fortíssimo para mudar essa realidade. Sabemos que é muito complicado, mas as vítimas precisam denunciar, para que possam proteger não só a si próprias, mas também suas famílias”.
A violência contras as mulheres é, infelizmente, rotina no Espírito Santo.
Conforme a coluna mostrou na semana passada, pesquisa do advogado Marçal mostrou que, em média, são concedidas, diariamente, 32 medidas protetivas de urgência no Estado.