O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Morre, aos 82, um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas do ES

Ele também fundou e editou o jornal "Posição", que se notabilizou como imprensa alternativa e de oposição no Espírito Santo durante a ditadura militar

Vitória
Publicado em 04/04/2024 às 12h43
Português de nascimento, Jô Amado morreu em São Paulo
Português de nascimento, Jô Amado morreu em São Paulo. Crédito: Álbum da família

Morreu na última segunda-feira (1º), em São Paulo, Jô Amado, aos 82 anos de idade, um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo. José Felipe São Mamede Amado, seu nome de batismo, não resistiu a complicações de um AVC.

“Ele tinha sido internado há duas semanas, depois de ter sofrido o que deve ter sido mais um AVC. Teve alta na quinta-feira passada (28), mas já saiu do hospital sem conseguir andar”, relata Theo, filho de Jô Amado. O corpo dele será cremado nesta sexta (5), no Cemitério de Vila Alpina, em SP.

Jô Amado , português de nascimento, passou toda a infância e início da adolescência em Angola, na África. Notabilizou-se como fundador e editor do jornal "Posição", baluarte da imprensa alternativa e de oposição no Espírito Santo no período da ditadura militar. O "Posição" publicou matérias memoráveis que quebraram o silêncio imposto pelos usurpadores do poder naquela época.

Uma das mais célebres e que rendeu manchete de capa foi sobre o "Caso Salaminho" , a venda de terrenos no bairro Boa Vista, em Vila Velha, na década de 1970.

Jô Amado atuou também em assessoria de imprensa, sendo um de seus últimos trabalhos na Secretaria de Comunicação do governo Max Filho em Vila Velha. “Ele está na história do meu pai [Max Mauro] e da resistência democrática no Espírito Santo e no Brasil”, lembra Max Filho.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Max Filho Prefeitura de Vila Velha jornalismo Jornalista Ditadura Militar Obituário

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.