O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Morre a secretária de Saúde de Vitória aos 72 anos

Prefeito Lorenzo Pazolini decretou luto oficial de três dias pela morte de Joanna De Jaegher

Vitória
Publicado em 31/05/2023 às 14h45
Atualizado em 31/05/2023 às 15h59
Joanna tinha uma sólida experiência e formação especializada como gestora estadual e municipal do SUS
Joanna tinha uma sólida experiência e formação especializada como gestora estadual e municipal do SUS. Crédito: CMV

A secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher, de 72 anos, morreu nesta quarta-feira (31), por volta do meio-dia. A família não divulgou a causa da morte, mas a coluna apurou que ela lutava contra um câncer havia alguns anos. O velório e o sepultamento ainda estão sendo definidos pela família.

prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), decretou luto oficial por três dias e também solicitou à equipe apoio total à família. Ele lamentou a morte da amiga e companheira de trabalho.

"Carinhosamente chamava-a de Sra. SUS, tal o grau de identidade entre ela e o Sistema Único de Saúde. Mais que uma força de trabalho, Joanna deixa para todos nós um legado de união e dedicação. Com um trabalho exemplar dela à frente de uma competente equipe da rede municipal de saúde, Vitória despontou no cenário nacional”, elogiou o prefeito.

UMA VIDA DEDICADA À SAÚDE PÚBLICA

Nascida em 26 de fevereiro de 1951, Joanna De Jaegher iniciou os trabalhos na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) em abril de 2022. Graduada em Farmácia e Bioquímica, com especialização de Gestão da Clínica na Rede de Atenção à Saúde e em Aperfeiçoamento em Gestão em Saúde, Joanna tinha uma sólida experiência e formação especializada como gestora estadual e municipal do SUS, com vivência em 30 anos de SUS no desenvolvimento de projetos, organização de processos e inclusão de novas tecnologias de gestão com profissionais e gestores nos níveis municipal, estadual e federal, na Atenção Primária à Saúde, bem como na rede hospitalar.

Joanna já atuou como subsecretária de Estado da Saúde, secretária de Saúde de Vila Velha, consultora do Ministério da Saúde e assessorou inúmeras secretarias de Saúde no Estado.

A subsecretária municipal de Saúde, Magda Lamborghini, vai responder interinamente pela Pasta até que o prefeito defina o nome do novo titular do órgão.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.