Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Mais dois deputados doam 30% do seu salário para entidades beneficentes

Enivaldo dos Anjos (PSD) e Bruno Lamas (PSB) seguiram o que já tinham feito Euclério Sampaio (DEM), Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Alexandre Xambinho (PL)

Publicado em 13 de Maio de 2020 às 17:00

Públicado em 

13 mai 2020 às 17:00
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Bruno Lamas (à esquerda) doou para uma entidade da Serra e Enivaldo para as Pestalozzis de Água Doce do Norte e Mantenópolis
Bruno Lamas (à esquerda) doou para uma entidade da Serra e Enivaldo para as Pestalozzis de Água Doce do Norte e Mantenópolis Crédito: Fotomontagem
Outros dois deputados estaduais resolveram doar 30% do seu salário líquido para entidades beneficentes por causa da pandemia do novo coronavírus. Depois de Euclério Sampaio (DEM), Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Alexandre Xambinho (PL), agora é a vez de Enivaldo dos Anjos (PSD) e Bruno Lamas (PSB) botar a mão no bolso e fazer a doação. Em comum aos cinco parlamentares, o fato de todos serem pré-candidatos a prefeito.
Lamas, pré-candidato a prefeito da Serra e, portanto, adversário direto de Xambinho, foi o único do quinteto que doou para uma instituição do seu próprio município. O beneficiado, que recebeu R$ 5.613,32, foi o Lar Batista Albertine Meador, criado em 1949 com a missão de investir na vida de meninas de até 21 anos em situação de vulnerabilidade social.
Os demais, advertidos pelas suas respectivas assessorias jurídicas de que a doação poderia ser configurada crime eleitoral, doaram parte dos seus salários para entidades de outras cidades, fora das suas bases eleitorais. Enivaldo dos Anjos, pré-candidato em Barra de São Francisco, chegou a doar o mesmo valor de Lamas para a Apae do município, mas depois recuou.
O veterano parlamentar, alertado pela sua assessoria de que poderia ser ter sua futura candidatura cassada por supostamente estar praticando crime eleitoral, pediu a devolução do recurso feito à Apae e resolveu doar a quantia para as Pestalozzis de Água Doce do Norte e de Mantenópolis - metade para cada um (R$ 2.806,66).
Bruno Lamas, que afirma ter o respaldo de um advogado eleitoral para doar para uma entidade do seu próprio município, promete continuar as doações de 30% do seu salário enquanto estiver ocorrendo a pandemia de Covid-19, mas Enivaldo adianta que vai aguardar a primeira doação de parte do salário do deputado Luciano Machado (PV), autor de um projeto de lei que prevê a diminuição dos vencimentos dos deputados estaduais durante a pandemia.
"Agora, vou esperar o deputado Luciano Machado fazer a doação da primeira cota dele, aí eu faço a segunda cota minha para que ele faça a segunda cota dele também”, ironizou Enivaldo, que ficou contrariado por não poder doar seu dinheiro para a Apae de Barra de São Francisco, sua base eleitoral: “Lamento profundamente o rigor da legislação”.
Machado, por sua vez, não se mostrou muito otimista com a aprovação do seu projeto, que acabou tendo o pedido de tramitação em regime de urgência rejeitado, e diz que está analisando a possibilidade de se antecipar e doar de maneira voluntária parte do seu salário: “Vou definir nos próximos dias, mas o certo é que vou fazer [doar o salário]”.
A propósito, como é tradicional, a sessão virtual da Assembleia de hoje (13) de manhã foi aberta com a leitura de um versículo da Bíblia, feita pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL). O trecho, de Mateus 6,3-4, é bem conhecido: “Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará".

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Luna Hardman
Capixabas campeãs mundiais, Neymara Carvalho e Luna Hardman disputam Brasileiro de Bodyboarding
Imagem de destaque
Boy sober: 5 formas de transformar a solteirice em uma oportunidade de autoconhecimento
Rock Doido, que deu origem ao novo projeto, se tornou um dos álbuns mais bem sucessidos da artista
Gaby Amarantos revisita músicas do "Rock Doido" em novo projeto acústico

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados