A história dos 180 anos da presença luterana no Espírito Santo será lembrada em um grande encontro no dia 31 de outubro, às 15h, no Parque da Prainha, em Vila Velha. A organização espera a presença de 5 mil pessoas.
Quer receber as notícias publicadas pela coluna pelo WhatsApp? Então clique aqui neste link
Os primeiros luteranos chegaram a Vitória em 21 de dezembro de 1846. O grupo era formado por 39 famílias, das quais 16 professavam a fé luterana. Em janeiro de 1847, seguiram para a colônia de Santa Isabel, na região que hoje integra Domingos Martins, onde se estabeleceram e deram origem a comunidades que se tornaram parte da formação histórica e cultural da Região Serrana capixaba.
A presença luterana também está ligada à criação da Associação Evangélica Beneficente
Espírito-Santense (Aebes). Fundada em 5 de maio de 1956 por seis igrejas evangélicas, entre elas a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a associação nasceu com o objetivo de ampliar a assistência à saúde de populações em situação de vulnerabilidade em Vila Velha.
A primeira grande mobilização da Aebes foi a construção do Hospital Evangélico de Vila Velha, inaugurado em 1972. Registros institucionais apontam que a iniciativa reuniu doações das igrejas fundadoras, parcerias com o poder público e recursos provenientes da Central Evangélica da Alemanha. Décadas depois, o hospital permanece como instituição filantrópica de referência em diferentes áreas da assistência à saúde.
A presença luterana no Espírito Santo também está ligada a iniciativas de acolhimento, saúde, cultura e serviço comunitário, como o Albergue Martim Lutero, em Bento Ferreira, Vitória, fundado no começo dos anos 1980.
Uma das estruturas regionais da IECLB, o Sínodo Espírito Santo a Belém reúne atualmente 45 paróquias e 193 comunidades em sua área de abrangência, que inclui o Espírito Santo e se estende pelo litoral das regiões Nordeste e Norte até Belém, no Pará.
Veja Também
Nem molduras de bronze de cemitério escapam dos ladrões no ES
Tecnologia revive o passeio do bonde histórico de Vila Velha
Brasil bate seu recorde de praias com o Selo Bandeira Azul. E o ES?
Restaurante famoso fecha em Vitória e reabre à noite em Vila Velha