Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Leonel Ximenes

Hospital do ES participa de estudo nacional sobre vacinas contra Covid

Ao todo, oito centros hospitalares estão desenvolvendo a pesquisa que avalia a efetividade e a segurança do imunizante

Publicado em 20 de Outubro de 2021 às 02:05

Públicado em 

20 out 2021 às 02:05
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Hucam
O O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) pertence à Ufes Crédito: Ufes/Divulgação
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) está participando de um estudo nacional para avaliar a efetividade e a segurança das vacinas da Covid-19 distribuídas pelo Programa Nacional de Imunizações e aplicadas em profissionais de saúde de instituições hospitalares.
Ao todo, são oito hospitais que participam do estudo, financiado pelo Ministério da Saúde e coordenado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC).
A pesquisa está na fase de recrutamento de voluntários, com expectativa de incluir 10 mil pessoas. Inicialmente, podem participar apenas profissionais de saúde que atuam nos oito hospitais vinculados à pesquisa, de qualquer idade e de nível técnico ou superior.
O monitoramento do participante será realizado presencialmente a cada três meses durante o período de até 24 meses após ter recebido a primeira dose do imunizante.
O levantamento busca avaliar na vida real a efetividade (existência de diagnóstico da doença pós-vacinação e sua gravidade), a segurança (desenvolvimento de reação adversa pós-vacinação), a imunogenicidade (resposta imunológica do indivíduo à vacina) e a vigilância genômica (monitoramento de variantes de preocupação do coronavírus).
Segundo a coordenação do estudo, os resultados deste projeto auxiliarão as tomadas de decisão do Ministério da Saúde e do Projeto Nacional de Imunizações nos próximos anos na vacinação contra o coronavírus.

OS OITO HOSPITAIS QUE PARTICIPAM DA PESQUISA

  1. Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB)
  2. Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS)
  3. Hospital de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (HU-UFPel)
  4. Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS)
  5. Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG)
  6. Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-UFES)
  7. Complexo hospitalar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Hupe e PPC)
  8. Instituto Nacional de Cardiologia (INC)

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Delegacia agora está na Rua Pergentino Fidelis de Miranda
Delegacia de Irupi passa a funcionar em novo endereço; confira
Imagem de destaque
Acidente com caminhão deixa motorista preso às ferragens na BR 482, em Alegre
Imagem de destaque
Como possível ação dos EUA no Irã elevou petróleo ao maior nível desde 2022

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados