Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Leonel Ximenes

Empresário conta segredos de 46 anos de comércio do ES

Em livro, ele dá dicas essenciais para atender bem os clientes, além de lições de vida e gestão que moldaram sua atuação no varejo

Públicado em 

03 dez 2025 às 15:01
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Getulio Gomes de Azevedo, fundador das Óticas Paris: “A vida anda na proporção da nossa coragem”
Getulio Gomes de Azevedo, fundador das Óticas Paris: “A vida anda na proporção da nossa coragem” Crédito: Jackie Campos
Poucos empresários acompanharam tão de perto a transformação econômica e urbana de Vitória quanto Getulio Gomes de Azevedo, fundador das Óticas Paris. O empresário lança no dia 10 de dezembro, às 18h, o livro “Foco no Propósito”, que marca os 46 anos da rede capixaba. A noite de autógrafos será na loja da Aleixo Netto, na Praia do Canto.
Na obra, Getulio conta como desembarcou em Vitória no fim dos anos 1970, quando o Centro ainda era o coração comercial da cidade e ditava o ritmo do varejo capixaba. Ali, em uma pequena garagem, abriu a primeira unidade da Paris.
O que veio depois foi uma sequência de movimentos estratégicos que caminham junto com a própria evolução da capital capixaba: a migração para a Praia do Canto, a entrada nos shoppings, a digitalização dos anos 2000 e a consolidação do e-commerce, que hoje atende clientes de todo o país.
O livro “Foco no Propósito” será lançado no dia 10 de dezembro
O livro “Foco no Propósito” será lançado no dia 10 de dezembro Crédito: Jackie Campos
Ele também compartilha dicas essenciais para atender bem os clientes, além de lições de vida e gestão que moldaram sua atuação no varejo: “Empreender é negociar com a vida, mas nunca negociar os valores que sustentam nossos sonhos”, afirma. Para ele, que veio de Campos dos Goytacazes (RJ) arriscar um novo modelo de negócio em terras capixabas, a coragem é ingrediente essencial: “A vida anda na proporção da nossa coragem”.
"Ouça o cliente e identifique a consciência dele sobre a marca; quebre o padrão de venda mecânica e automática, cada cliente é único e o atendimento precisa ser adaptado às particularidades de cada um"
Getulio Gomes de Azevedo - Empresário no ES
O livro também traz um capítulo com olhares da caminhada, em que reúne depoimentos de empresários, parceiros, amigos e familiares que participaram da trajetória da Paris, que tem 11 lojas físicas espalhadas na Grande Vitória e uma operação de e-commerce.
Getulio ainda cita a sucessão familiar da empresa, comentando a transição e atuação de sua filha, Ana Luiza Azevedo, que lidera a expansão digital da rede.
O empresário, que há mais de 15 anos atua como conselheiro na Abióptica (Associação Brasileira das Indústrias Ópticas), também reforça no livro a importância da disciplina e do aprendizado contínuo, e compartilha atitudes práticas para atender bem os clientes.

Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Feedral do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
MPES já havia notificado Prefeitura sobre rua que desabou em Jerônimo Monteiro
Imagem de destaque
Nasa lança missão com astronautas à Lua, 53 anos após último voo Apollo
Imagem de destaque
Governo Lula decide enviar ao Congresso projeto de lei próprio sobre fim da escala 6x1

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados