O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

"Einstein capixaba" faz bonito na Olimpíada de Física na Europa

Patrick Avelar, único estudante do Espírito Santo e de escola pública na equipe brasileira, conquistou medalha de prata na competição realizada na Bulgária

Vitória
Publicado em 26/06/2025 às 03h14
Patrick comemora a conquista com a bandeira do Ifes-Vitória
Patrick comemora a conquista com a bandeira do Ifes-Vitória. Crédito: Divulgação

O físico alemão Albert Einstein tem um discípulo no Espírito Santo: o estudante Patrick Avelar Santos Silva, do 4º ano do curso técnico em Eletrotécnica no Ifes – campus Vitória, conquistou medalha de prata na Olimpíada Europeia de Física (EuPhO), realizada entre os dias 13 e 17 de junho, na Bulgária.

Com apenas 18 anos, Patrick foi o único capixaba e o único aluno de escola pública a integrar a equipe brasileira na competição, que reuniu cerca de 200 estudantes de 40 países da Europa, Ásia e América Latina.

A EuPhO é uma das mais exigentes competições científicas do mundo, composta por uma prova teórica (60% da nota) e outra experimental (40%). “Fiquei cinco horas resolvendo uma única página de problemas. É um nível de concentração e desafio que a gente não imagina até estar lá”, contou Patrick.

Para alcançar o feito, o jovem dedicou-se a uma rotina intensa de estudos: de 2 a 3 horas por dia resolvendo questões teóricas, simulados aos fins de semana e experimentos práticos por conta própria.

“Todo o meu estudo foi feito por mim mesmo, com livros e com apoio pontual dos professores, em especial do meu orientador Judismar Tadeu Guaitolini. É desafiador, mas também me fez aprender Física de uma forma mais profunda”, afirmou.

A medalha de prata conquistada pelo estudante na Bulgária
A medalha de prata conquistada pelo estudante na Bulgária. Crédito: Divulgação

Mesmo sem conquistar o tão sonhado ouro, Patrick celebrou com maturidade: “Tive um preparo de prata e ganhei uma medalha condizente. Cheguei ao meu limite técnico, e não me arrependo de nada. Faria tudo de novo.”

ESTUDANTE HOMENAGEADO

A conquista também será reconhecida oficialmente: Patrick será homenageado pelo deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) com um certificado de honra ao mérito, por representar com excelência o Espírito Santo e o Brasil em uma competição científica internacional.

“Espero que o meu resultado inspire outros alunos do Ifes, de escolas públicas do Espírito Santo e do Brasil. É possível chegar longe. Só precisamos de apoio, incentivo e acreditar na ciência!”, afirmou Patrick, que agora também sonha com oportunidades em universidades internacionais — e, por que não, novas olimpíadas.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.