ASSINE
O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Conheça os 40 perfis do ES que têm selo azul do Twitter

Apenas um prefeito do Espírito Santo consta do levantamento feito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Vitória
Publicado em 13/07/2021 às 16h23
Página com o selo de identificação do Twitter
Página com o selo de identificação do Twitter verificado. Crédito: Reprodução da internet

Uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) relacionou todos os perfis brasileiros verificados no Twitter, até o dia 31 de maio. O estudo aponta que são 40 no Espírito Santo, mas a coluna conferiu e constatou que dois deles não têm nada a ver com perfis capixabas: um é de um jogador de basquete da Espanha e outro é de uma emissora de rádio gaúcha.

Na relação do ES, constam 17 perfis verificados de entidades governamentais, de acordo com a nomenclatura da rede social; nove de esportes e jogos; cinco de entretenimento; quatro de ativistas, organizadores e outros indivíduos influentes; três de organizações de notícias e jornalismo; e dois de empresas, marcas e organizações.

Entre os políticos, têm Twitter verificados o governador Renato Casagrande (PSB) e um único prefeito, o de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos); as duas vereadoras de Vitória, Camila Valadão (Psol) e Karla Coser (PT); os senadores Fabiano Contarato (Rede) e Rose de Freitas (MDB); o ex-senador Magno Malta; e os deputados federais Soraya Manato (PSL), Felipe Rigoni (sem partido), Lauriete (PSC) e Helder Salomão (PT). Os ex-deputados federais Lelo Coimbra (MDB) e Givaldo Vieira (PSB) também constam da lista.

Entre as instituições de caráter político-governamental, foram identificados pela pesquisa o Ifes, o Governo do Estado, o Ministério Público Federal (MPF-ES), o Tribunal de Contas (TCES) e o Tribunal Regional Eleitoral do ES (TRE-ES).

O perfil do jornal A Gazeta, a Rádio CBN Vitória e a epidemiologista Ethel Maciel, ex-vice-reitora da Ufes, constam também da lista de Twitter verificados pelo selinho azul. Entre os atletas estão Alison/André Stein (ex-dupla do vôlei de praia) e o pugilista Esquiva Falcão.

Completam a lista: Anderson Freire; Bruno Marques; Dalton Morais; Didi Louzada; Eu Escolhi Esperar; Gislaine e Mylena; Gizelly Bicalho; Hiagguin; Luan Sperandio; Müller; Miguel Gonzalez; Rodrigo Ely; Taissa Rodrigues; Unimed Vitória; e Ventura.

O perfil brasileiro verificado com maior quantidade de seguidores é o do ator e humorista @whindersson (21,7 milhões), seguido por @10Ronaldinho; @ivetesangalo; @ClaudiaLeitte; @gusttavo_lima; @felipeneto; @NetflixBrasil; @LucianoHuck; @tvglobo e e @g1.

O selo azul de verificação no Twitter informa às pessoas que uma conta de interesse público é autêntica. Para receber o selo azul, segundo as regras do microblog, a conta deve ser autêntica, notável e ativa.

Quem quiser ter sua conta verificada deve acessar a página da rede social e clicar em “configurações” e em seguida “solicitar verificações”. O Twitter vai analisar o pedido e decidir se a conta se enquadra nos critérios para a conquista do selo azul.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.