O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Balneário no ES pode receber o título de “Cidade das Conchas”

Artesanato com este material gera empregos, renda e movimenta a economia da região

Vitória
Publicado em 21/09/2023 às 17h05
O artesanato de conchas de Piúma é famoso em todo o país
O artesanato de conchas de Piúma é famoso em todo o país. Crédito: Freepik

Localizada no litoral sul do Estado, Piúma pode receber o título de “Cidade das Conchas”, proposta apresentada pelo deputado Sérgio Meneguelli (Republicanos), por meio de um projeto de lei, à Assembleia Legislativa.

“O artesanato de conchas é uma importante atividade econômica para o município e gera emprego não só para os artesãos, pois existem também os catadores, que são responsáveis por fazer a coleta dos diferentes tipos de conchas nas praias da cidade. Dessa forma, a produção influencia o turismo e a microeconomia da região, além de ser uma relevante expressão cultural em âmbito estadual”, justifica o parlamentar cuja base eleitoral é Colatina, no noroeste do ES.

Meneguelli lembra que a história do artesanato com conchas em Piúma começou há mais de 50 anos,com a saudosa artesã conhecida como Dona Carmen. “Ela e seu marido foram os pioneiros neste ofício. Hoje, o trabalho de Dona Carmem tem centenas de seguidores e continua encantando os visitantes de Piúma.”

Por se tratar de projeto que trata da concessão de homenagem a uma cidade, o texto tramita conclusivamente pela Comissão de Justiça da Assembleia.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.