Isabela Castello, administradora e designer, é apaixonada pelo universo criativo e pela natureza. Assina duas colunas. A VÃO LIVRE aborda conteúdos sobre arte, design, arquitetura e urbanismo. E a coluna TERRA trata de temas relacionados à sustentabilidade ambiental e ao consumo consciente. Seu propósito, com as colunas, é disseminar o bem e o belo.

Maior festival urbano de design da América Latina traz homenagens e tendências

A DW! 2024 reunião o que há de novo na arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação tecnológica e até economia criativa

Publicado em 27/03/2024 às 13h51
Atualizado em 27/03/2024 às 13h51
design, arte, galeria, artista, arquitetura
A mostra Brasil Design Talents nasceu do desejo de descobrir e promover jovens talentos do design nacional. Crédito: Divulgação

O festival DW! Semana de Design de São Paulo é a maior feira urbana de design da América Latina e um dos mais importantes do mundo. A DW! 2024 aconteceu de 14 a 24 de março de 2024 em São Paulo e reuniu diversos eventos: palestras, visitas guiadas, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, seminários, feiras de negócios, prêmios, festas e lançamentos de produtos.

Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação tecnológica e outros temas da economia criativa: tudo isso tem vez e voz durante o evento.

Destacamos, nesta edição, alguns eventos da DW.

Milar comemora 70 anos

design, arte, galeria, artista, arquitetura
A Milar comemorou os 70 anos com uma exposição durante a DW! Semana de Design de São Paulo. Crédito: Divulgação

Há sete décadas fabricando mobiliários estofados com design assinado para as maiores marcas de decoração do país, a Milar comemorou os 70 anos com uma exposição sob curadoria da designer Roberta Banqueri, durante o DW! Semana de Design de São Paulo.

Tendo em sua história a participação de grandes nomes do design nacional, tais como: André Cruz, Lucas Takaoka, Sergio Fahrer, Lattoog, Pedro Mendes, Arthur Casas, Luciano Santelli, Alessandra Delgado, além do próprio Estúdio Milar e de Roberta Banqueri.

A marca traz a exposição Milar 70 anos, em um casarão modernista, no Morumbi, projetado pelo arquiteto Eduardo de Almeida, onde está exibida uma linha do tempo composta por mobiliários que contam a evolução da marca, das formas, acabamentos, texturas e cores de sofás, poltronas, pufes, mesas centro, lateral e aparadores.

Design gaúcho em São Paulo

design, arte, galeria, artista, arquitetura
Banco Aconchego, do designer gaúcho Tiago Braga, da Oiamo Design. Crédito: Sabrina Gabana

O designer gaúcho Tiago Braga, da Oiamo Design, participou da DW! na Rosenbaum, lançando a coleção Savanas, inspirada no cenário costeiro do Rio Grande do Sul.

A coleção apresenta texturas criadas no tear manual, utilizando algodão reciclado proveniente de resíduos da indústria têxtil. Cuidadosamente bordadas à mão, as peças retratam as paisagens naturais e culturais do pampa gaúcho.

Tiago Braga também marcou presença na exposição “Um Lugar”, com o Banco Achego, como único representante do Rio Grande do Sul, entre 70 designers contemporâneos.

Novos Talentos

A mostra Brasil Design Talents nasceu do desejo de descobrir e promover jovens talentos do design nacional, oriundos de universidades e centros de ensino reconhecidos de todo o país.

A iniciativa, que conta com a curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima, busca também priorizar e difundir produtos criados com base em temáticas, materiais e/ou, técnicas de produção genuinamente brasileiras. Do D&D Shopping, a exibição segue para Milão, Itália, onde fará parte da edição comemorativa dos 25 anos do Salone Satellite.

A Luminária Orbe, da designer Julia Okada, foi uma das peças selecionadas para a mostra. A capoeira – expressão afro-brasileira que mescla dança, música, esporte, liberdade e resistência – inspira o projeto desta luminária de piso.

Dos elementos volumétricos que compõem a peça à escolha dos materiais de sua composição, tudo na Orbe remete a este símbolo intrínseco da cultura nacional. Roxinho, madeira brasileira, e Porunga, matéria-prima utilizada na construção de berimbaus, são as matérias-primas que dão vida ao objeto.

Matias Brotas dá início às comemorações de seus 18 anos

design, arte, galeria, artista, arquitetura
Obra de Sandro Novaes. Crédito: Divulgação

A primeira exposição do ano de 2024 da Matias Brotas arte contemporânea inaugura as comemorações do aniversário de 18 anos da galeria e apresenta uma mostra inédita com dois artistas capixabas: “A Ambivalência dos Limites” com Sandro Novaes e Thiago Lessa.

A vernissage da exposição acontece dia 25 de março para convidados e a mostra abre ao público na terça, dia 26, às 17h, com bate-papo entre os dois artistas, João Wesley de Souza, que é professor do Centro de Artes da Ufes, e Flávia Dalla Bernardina, diretora artística da Matias Brotas.

Logo na entrada, o espectador é convidado a imergir na instalação “A temporalidade dos atos”, do artista Sandro Novaes, um emaranhado de linhas e traços que se cruzam e se refletem, composta por centenas de metros de linha, que instigam a curiosidade e o diálogo entre o espectador e a obra.

design, arte, galeria, artista, arquitetura
Obra de Thiago Lessa. Crédito: Divulgação

A essência do trabalho de Sandro é propor uma experiência sensorial que transcende o visual para tocar o íntimo do observador. As obras dialogam com a materialidade e o efêmero, evidenciam a relação fenomenológica entre obra e observador, e exploram a narrativa do espaço e a travessia dos dilemas.

Em diálogo com a poética minimal e escultórica de Sandro Novaes, o espectador se depara com a série de pinturas figurativas “Universos oníricos”, do artista Thiago Lessa. Um convite para adentrar seu universo repleto de expressividade e nuances realistas.

Suas obras trazem figuras femininas de olhares profundos e propõem uma jornada de introspecção e diálogo com o íntimo. Uma certa dualidade humana opera ali logo na entrada, lidando com naturezas distintas e muitas vezes conflitantes, uma física e outra mental, espiritual.

Artista capixaba é indicado para o prêmio PIPA

design, arte, galeria, artista, arquitetura
Convite para exposição de Natan Dias em São Paulo. Crédito: Divulgação

Natan Dias é um dos indicados ao Prêmio PIPA 2024, um dos mais relevantes prêmios brasileiros de artes visuais. O artista, nascido na cidade de Vitória, tem sua arte baseada na pesquisa do movimento de confluência dos materiais, das tecnologias e do deslocamento da memória no espaço-tempo.

Tudo isso se materializa na escultura, na serigrafia, na escrita e na arte digital. Junto ao ferro e através da geometria, compõe, projeta e executa obras em módulos de encaixe e desencaixe.

Atualmente, ele apresenta suas obras em grandes exposições em todo País. O artista participa da mostra “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, exposição aberta ao público sediada no Sesc Belezinho, São Paulo. A mostra é a mais abrangente exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país.

As obras de Natan Dias também estão presentes na exposição Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir que exibe recentes aquisições do Banco do Nordeste – BNB no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza, no Ceará; na exposição Encruzilhadas da Arte Afro Brasileira, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB em São Paulo; e ainda na exposição permanente do Parque Cultural Casa do Governador, Vila Velha, Espírito Santo, onde exibe a escultura monumental Movimento a Tecnologia.

Também participa do 33° Programa de Exposições do Centro Cultural de São Paulo, que conta com um espaço instalativo do artista composto por cinco obras de sua série Movimento.

Amazônia inspira coleção

design, arte, galeria, artista, arquitetura
A Coleção Vozes foi inspirada na Amazônia, onde a natureza e a arte se encontram, criando padrões únicos de MDFs. Crédito: Divulgação

A Placas do Brasil (ES), indústria brasileira especializada na produção de painéis de MDF de alta qualidade, produzidos com madeira de eucalipto procedente de florestas 100% renováveis, apresenta sua nova coleção.

A Coleção Vozes foi inspirada na Amazônia, onde a natureza e a arte se encontram, criando padrões únicos de MDFs. As vozes que vêm da mata, da terra, do ar e do rio, que são as verdadeiras almas que habitam a floresta são o partido para a criação da nova coleção.

Entre os padrões, há acabamentos inovadores como o padrão Peroba do Brasil criado a partir da reprodução fiel da textura e dos veios da madeira. E o escaneamento real da pele do gigante da Amazônia, o peixe Pirarucu, está representando no padrão Rio Negro, no tom escuro e no padrão Amazonas, no tom claro.

Com tamanha precisão de impressão, criando uma ilusão ótica da textura da pele, que se deu através da alta tecnologia aplicada ao produto; o escaneamento do desenho da pele do peixe é algo inédito e inovador no mercado de painéis MDF que a Placas do Brasil traz para o mercado revolucionando o pensar e o vestir os projetos.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
arquitetura Design Artistas Arquitetura E Decoração

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.