Isabela Castello, administradora e designer, é apaixonada pelo universo criativo e pela natureza. Assina duas colunas. A VÃO LIVRE aborda conteúdos sobre arte, design, arquitetura e urbanismo. E a coluna TERRA trata de temas relacionados à sustentabilidade ambiental e ao consumo consciente. Seu propósito, com as colunas, é disseminar o bem e o belo.

Abimad e Vitoria Stone Fair movimentam mercado de arquitetura e decoração

Para muitos brasileiros o ano só começa depois do carnaval, mas nos segmentos de móveis e rochas naturais 2024 já está a todo vapor com feiras que lançam produtos e ditam tendências

Publicado em 04/02/2024 às 01h59
Mesadeira por Furf James
A Mesadeira, assinada pelo Furf Design Studio para a Móveis James, é uma fusão estética entre mesa e cadeira. Crédito: Cleber de Paula/Divulgação

Para muitos brasileiros, o ano só começa depois do carnaval. Essa é uma máxima que escutamos com frequência. Mas para os segmentos de móveis e de rochas naturais, o ano começa antes. Já começou. A feira da Abimad e Vitoria Stone Fair movimentaram o mercado da arquitetura e decoração, com seus lançamentos de produtos e tendências para os segmentos.

Feira de móveis e decoração

Abrindo o calendário nacional dos eventos de design e interiores, a Abimad'37 apresentou produtos, lançamentos e as tendências do setor de mobiliário e decoração. Mais de 130 expositores participaram da feira, que é considerada a principal do setor na América Latina.

A Mesadeira, assinada pelo Furf Design Studio para a Móveis James, é uma fusão estética entre mesa e cadeira, com a funcionalidade de uma mesa de apoio. Foi uma das peças eleitas do Best in Show nesta edição.

A Mesa Salinas foi inspirada nas paisagens das salinas do Rio Grande do Norte, fazendo alusão aos seus lagos. Composta por bandejas removíveis proporcionando uma experiência interativa e funcional. Assinado pelo designer Kleber Alves para a empresa By Poli.

A linha Guaraíras, assinada pelo designer Kleber Alves, para a empresa Dibrianza, foi inspirada na paisagem da Lagoa Guaraíras localizada no município de Tibau do Sul, no Estado do Rio Grande do Norte. A lagoa ocupa uma área de aproximadamente 2.270 hectares e desempenha um papel importante no equilíbrio ecológico da região, servindo de habitat para diversas espécies de peixes, crustáceos, moluscos e aves.

Criação do designer Savio Mendes, o sofá Atol foi inspirado nos atóis, ilhas que se desenvolvem ao longo de milênios como resultado da interação entre o tempo e a intervenção humana. A peça reflete, de maneira delicada e poderosa, a incrível capacidade da natureza de se adaptar aos desafios. Com linhas orgânicas, ele se adapta de maneira harmoniosa e valoriza os mais variados ambientes.

A Poltrona Aruana leva a assinatura da designer Larissa Batista, para a SOL Studio. Reimaginada com um toque contemporâneo, a poltrona é uma homenagem à época dourada do design de interiores. Seu visual nostálgico traz à mente a elegância peculiar dos estofados da década de 70.

Tendências da Abimad

Poltrona Aruana por Larissa Batista SOL Studio
Poltrona Aruana por Larissa Batista SOL Studio. Maioli@/Divulgação
Poltrona Guaraíras
Poltrona Guaraíras. Divulgação
Mesa Salinas
Mesa Salinas. Divulgação
Sofá Guaraíras
Sofá Guaraíras. Divulgação
Sofá Atol
Sofá Atol. Divulgação
Sofá Atol
Sofá Atol
Sofá Atol
Sofá Atol
Sofá Atol

Feira de rochas ornamentais

Abrindo o calendário mundial de eventos para o setor de pedras naturais, a Vitoria Stone Fair reuniu, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, no Pavilhão de Carapina, na Serra, diversas novidades em máquinas, insumos e pedras naturais.

Um dos lançamentos tem inspiração no famoso pintor holandês Vincent Van Gogh. É o Vincent Black, da Pedra do Frade Export, um granito preto, com desenhos marcantes e vivos na cor branca, criando uma composição atemporal que promete surpreender o mercado, aliando beleza, qualidade, durabilidade e resistência. O material é extraído das majestosas montanhas capixabas, localizadas no município de Rio Novo do Sul.

A Vitoria Stone Fair foi realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra
A Vitoria Stone Fair foi realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra. Crédito: Divulgação

A aposta da Evo Mineração, localizada na Bahia, é o Mármore Evo Black Absoluto. Já a Rogran, com sede em Castelo, aposta na beleza do Maori, um granito preto com feldspatos brancos, considerado exótico, e que vem chamando muita atenção na sala de embarque do aeroporto de Vitória, onde foi aplicado como piso em uma cafeteria. Esse material é 100% capixaba e está sendo muito desejado por compradores dos EUA, México, Itália e China.

Inspirado no diamante mais caro do mundo, o destaque da Santo Antonio Stones foi o Crystal de Quartzo Cullinan. Composto por turmalina negra, cristais de quartzo, moscovita e outros minerais raros, é uma verdadeira representação de todas as riquezas minerais encontradas na exuberante paisagem natural brasileira. É um cristal de quartzo translúcido com luxuosos veios escuros sobre um fundo branco puro, trazendo sofisticação natural a estilos arquitetônicos que vão do clássico ao contemporâneo.

Vitoria Stone Fair 2024 apresentou diversas novidades em máquinas, insumos e pedras naturais
Vitoria Stone Fair 2024 apresentou diversas novidades em máquinas, insumos e pedras naturais. Crédito: Divulgação

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
arquitetura decoracao Vitória Stone Fair

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.