Isabela Castello, administradora e designer, é apaixonada pelo universo criativo e pela natureza. Assina duas colunas. A VÃO LIVRE aborda conteúdos sobre arte, design, arquitetura e urbanismo. E a coluna TERRA trata de temas relacionados à sustentabilidade ambiental e ao consumo consciente. Seu propósito, com as colunas, é disseminar o bem e o belo.

Portinari é tema de coleção de tapetes inspirada em grandes obras brasileiras

Obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Gilvan Samico e Niobe Xandó foram interpretadas para o têxtil e, agora, é a vez da primeira coleção de arazzos desenvolvida a partir de quadros do artista

Publicado em 07/01/2024 às 01h58
Atualizado em 07/01/2024 às 01h58
Coluna Isabela Castello - 4
Arazzo é uma peça têxtil feita à mão, como uma obra de arte para ser exposta em paredes. Crédito: Divulgação

A By Kamy vem investindo em licenças exclusivas, obtidas diretamente com os representantes legais, para tecer em arazzos exclusivos, importantes obras de grandes artistas brasileiros.

Arazzo é uma peça têxtil feita à mão, suntuosa e diferenciada, tecida tal como uma obra de arte para ser exposta em paredes. Um dos motivos que ajudam explicar o encanto pelos arazzos é a dificuldade para criá-los, principalmente pela obrigação de respeitar a essência das obras originais.

Produzi-los requer habilidade, destreza e experiência do tecelão. Além dos desafios técnicos, é um processo que requer as mais nobres matérias-primas naturais da tecitura, pois será exposta como uma obra de arte específica para paredes.

Importantes obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Gilvan Samico e Niobe Xandó foram interpretadas para o têxtil e, agora, a by Kamy apresenta a primeira coleção de arazzos desenvolvida a partir de quadros de Cândido Portinari (1903-1962).

Trata-se de uma leva de quatro arazzos em peças únicas. Elas levaram meses para ficarem prontas devido à dificuldade de se reproduzir nas tramas a quantidade de trocas de cores que Portinari fazia a cada poucos milímetros de tela.

A infância de João Candido Portinari no interior de São Paulo, ao lado dos pais imigrantes italianos, foi vivida com os pés no chão na Fazenda Santa Rosa, nadando em córregos e aventurando-se pelas matas e plantações.

Essas vivências foram retratadas em sua obra com muita cor e poesia. As produções que compõem o acervo de Portinari fazem com que ele seja um dos artistas que mais retratou o país do povo brasileiro, em suas diferentes regiões, riquezas naturais e culturais.

Conheça as obras da coleção

Coluna Isabela Castello - 5
Tapeçaria Arazzo Portinari Flora e Fauna Brasileiras 1934 274 x 140 cm. Crédito: Divulgação
Coluna Isabela Castello - 3
Tapeçaria Arazzo Portinari Bumba Meu Boi 1959 187 x 184 cm. Crédito: Divulgação
Coluna Isabela Castello - 7
Tapeçaria Arazzo Portinari Floresta 1938 201 x 158 cm. Crédito: Divulgação

Sustentabilidade e inovação em imóveis 

A nova linha Garden da Sierra é uma combinação de bom gosto com a preocupação com o meio ambiente. Com peças exclusivas que podem ser usadas tanto em áreas internas quanto externas, a marca gaúcha de móveis de alto padrão surpreende, mais uma vez, ao usar o extreme composite, uma matéria-prima revolucionária, inovadora e ecologicamente correta: composta por aproximadamente 60% de material orgânico renovável, 22% de sal e 18% de óleo mineral.

Coluna Isabela Castello - 8
Versáteis, os elementos ressaltam sua beleza em curvas acentuadas e marcantes. Crédito: Divulgação

Exemplo de como a tecnologia pode ser aliada à preservação do planeta, o extreme composite tem alta resistência à umidade e aos raios UV e requer manutenção mínima, garantindo uma vida útil bastante longa.

E uma das grandes apostas da marca é a linha de poltronas Toulouse. Com seu design moderno e elegante, as peças revelam toda a versatilidade do material, em curvas acentuadas e marcantes.

Com aparência de madeira natural, as peças podem ser molhadas tanto com água salgada como tratadas com cloro, aptas para uso na praia ou piscina, não lascam e são 100% recicláveis.

Coluna Isabela Castello - 1
As peças são exclusivas e podem ser usadas tanto em áreas internas quanto externas. Crédito: Divulgação

Para quem prefere as linhas retas, uma pedida é a linha Riviera. Com pés em aço inox, para contrastar com as amplas almofadas que proporcionam muito conforto e beleza, as peças oferecem também todo o requinte para os ambientes externos.

Coluna Isabela Castello - 2
São dezenas de peças moduladas, com almofadas retas ou estilo rolo, para compor o espaço de diferentes maneiras. Crédito: Divulgação

A coleção traz ainda a Linha Saint Tropez, que tem como característica a possibilidade de montar o projeto ideal para cada ambiente. São dezenas de peças moduladas, com almofadas retas ou estilo rolo, para compor o espaço de diferentes maneiras.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
decoracao Artesanato Tapete Tapeçaria

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.