Repare em como algumas pessoas parecem encontrar as palavras certas com facilidade enquanto outras travam justamente quando precisam falar. Seja em uma apresentação no trabalho, em uma reunião, em uma conversa com várias pessoas ou até em uma situação mais simples do cotidiano, conseguir organizar o que pensamos e transmitir uma ideia com clareza faz diferença em diferentes momentos da vida.
E a leitura pode ter um papel importante nesse processo, afinal, ler não significa apenas acompanhar uma história ou acumular informações. Ao entrar em contato com diferentes personagens, opiniões, formas de escrita e maneiras de construir argumentos, também ampliamos o repertório de palavras e de ideias. Aos poucos, isso pode aparecer nas relações fora dos livros, ajudando a desenvolver a capacidade de explicar o que pensamos, interpretar o que o outro está dizendo e encontrar diferentes maneiras de se expressar.
Para ajudar nessa jornada, reunimos oito livros que abordam diferentes aspectos da comunicação e podem contribuir para quem deseja falar com mais segurança, organizar melhor as ideias e enfrentar o medo de se expressar diante de outras pessoas.
Não existe uma fórmula que faça o medo de falar em público desaparecer apenas com a leitura. O que os livros podem oferecer é repertório, conhecimento e diferentes ferramentas para compreender a comunicação.
Na prática, esse aprendizado precisa caminhar junto com a experiência. Ler sobre oratória pode ajudar a entender como organizar uma apresentação, mas é falando que desenvolvemos familiaridade com a situação. Começar por conversas menores, participar mais de reuniões, explicar uma ideia para um grupo de amigos ou treinar uma apresentação em voz alta são formas de transformar conhecimento em prática.
A própria leitura pode contribuir para isso de maneira gradual. Quanto maior o contato com diferentes estilos de escrita e assuntos, maior tende a ser o repertório utilizado para construir pensamentos e encontrar palavras. Com isso, foram separados 8 livros que podem ser aliados nesta batalha contra o problema de falar em público.
Publicado originalmente em 1936, o livro de Dale Carnegie se tornou um dos títulos mais conhecidos sobre relacionamento e comunicação. A obra não trata apenas de discursos ou apresentações, mas de algo que vem antes disso: a capacidade de estabelecer uma boa relação com quem está ouvindo.
Entre os temas abordados estão a importância de demonstrar interesse genuíno pelas pessoas, saber ouvir e compreender diferentes pontos de vista. São atitudes que também podem fazer diferença na hora de falar em público, já que uma boa comunicação não depende apenas das palavras escolhidas, mas também da maneira como nos relacionamos com quem está do outro lado.
Como fazer amigos e influenciar pessoas
Chris Anderson, presidente do TED, apresenta princípios utilizados para transformar uma ideia em uma fala capaz de prender a atenção do público. Para quem quer entender como construir uma apresentação, este livro parte de um dos formatos mais conhecidos de palestras.
A obra aborda aspectos como preparação, narrativa, conexão com a audiência e organização do conteúdo. É uma leitura especialmente interessante para quem sente que sabe o que quer dizer, mas não consegue transformar as ideias em uma apresentação clara.
TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público
Nem toda comunicação acontece por meio da voz. Expressões faciais, postura, gestos e outros movimentos também fazem parte da maneira como transmitimos uma mensagem.
O livro de Pierre Weil e Roland Tompakow explora justamente a dimensão da comunicação não verbal. Para quem tem medo de falar em público, compreender melhor esses sinais pode ajudar a perceber que a comunicação envolve muito mais do que decorar um texto e pronunciá-lo diante de uma plateia.
O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal
Falar bem não significa necessariamente utilizar palavras difíceis ou fazer discursos elaborados. Em muitas situações, comunicar-se bem significa conseguir expressar sentimentos, necessidades e opiniões de maneira clara, sem transformar a conversa em um confronto.
É essa proposta que está no centro de “Comunicação Não Violenta”. Marshall Rosenberg apresenta uma abordagem voltada para a escuta e para a forma de estruturar aquilo que queremos dizer. Embora o livro não seja especificamente sobre oratória, seus conceitos podem ser aplicados a conversas profissionais, familiares e outras situações em que a escolha das palavras faz diferença.
Comunicação não violenta - Nova edição: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais
A obra de Reinaldo Polito é voltada diretamente para quem deseja melhorar a comunicação oral, abordando aspectos relacionados à preparação, organização das ideias, voz, postura e apresentação.
Para quem fica nervoso antes de uma exposição, entender que uma boa fala também depende de preparação pode ser um primeiro passo para diminuir a insegurança. Em vez de tentar improvisar tudo, organizar previamente o conteúdo permite concentrar a atenção na maneira de apresentá-lo.
Como Falar Corretamente e Sem Inibições
Amy Cuddy discute a relação entre presença, comportamento e confiança em situações nas quais somos avaliados por outras pessoas. A obra parte de experiências comuns, como entrevistas de emprego, apresentações e encontros profissionais.
O livro também propõe uma reflexão sobre como chegamos a determinadas situações e como o nosso comportamento pode influenciar a maneira como nos sentimos nelas. Para quem fica ansioso diante de uma plateia, essa perspectiva pode ajudar a observar o próprio comportamento antes e durante uma apresentação.
O poder da presença: Como a linguagem corporal pode ajudar você a aumentar sua autoconfiança
Carmine Gallo analisa apresentações realizadas no TED para identificar características que ajudam uma fala a despertar o interesse do público. Entre os elementos discutidos estão histórias, emoção, clareza e maneiras de apresentar informações de forma mais envolvente.
A leitura pode ser interessante para quem já consegue falar diante de outras pessoas, mas sente que suas apresentações ficam excessivamente formais ou difíceis de acompanhar. A proposta é pensar não apenas no que será dito, mas em como transformar uma ideia em uma experiência interessante para quem escuta.
Ted: falar, convencer, emocionar: Como se apresentar para grandes plateias
O médico e escritor brasileiro Lair Ribeiro reúne na obra reflexões e orientações sobre comunicação, expressão e oratória. O livro parte da ideia de que a maneira como uma mensagem é transmitida pode ser tão importante quanto o conteúdo que está sendo apresentado.
A obra aborda aspectos que podem ajudar quem deseja se expressar melhor, como clareza, postura, segurança e capacidade de transmitir uma ideia de maneira compreensível. Para quem sente pressão antes de falar diante de outras pessoas, pode ser uma leitura interessante para entender que a comunicação também envolve preparação e treino.
Além das apresentações formais, os conceitos podem ser levados para situações mais comuns, como reuniões, entrevistas de emprego, conversas profissionais e até aquelas ocasiões em que precisamos defender uma opinião ou explicar alguma ideia. Afinal, falar em público não acontece somente diante de uma grande plateia.
O poder da comunicação (Coleção Lair Ribeiro)
Isso não significa que ler alguns livros fará alguém perder automaticamente o medo de falar em público. A comunicação também depende de prática, experiência e exposição gradual a situações que provocam insegurança.
Mas uma leitura que apresenta técnicas de oratória, comunicação, linguagem corporal e até reflexões sobre comportamento pode servir como ponto de partida para quem quer se sentir mais preparado.
Matéria escrita por: Artur Moura de Sá
Caro leitor (a),
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nossa equipe com ajuda de especialistas entrevistados. Caso o leitor queira adquirir algum produto a partir dos links disponibilizados no texto, A Gazeta deixa claro cinco pontos:
1 - Como participantes do Programa de Associados, somos remunerados pelas compras qualificadas efetuadas;
2 - A empresa pode auferir receita por meio de parcerias comerciais;
3 - Não temos qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra feita a partir dos links disponíveis;
4 - Questionamentos ou reclamações em relação ao produto, processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável;
5 - Os preços e disponibilidade podem variar até o fechamento desta matéria.