Benefícios que estão presentes no seu dia a dia. Acompanhe todas as novidades e o que é exclusivo para os sócios do Clube A Gazeta

05 alimentos para manter a imunidade em dia

Com a temporada de temperaturas amenas, o seu organismo precisa de uma dose extra de vitaminas e nutrientes para se manter forte e prevenir-se das doenças respiratórias. Confira!

Vitória
Publicado em 09/06/2021 às 15h46
vegetables, fruits, food. Crédito: pixabay/dbreen
vegetables, fruits, food. Crédito: pixabay/dbreen

Desde a chegada do outono, em março, as temperaturas no Estado estão oscilando. Com isso, temos dias mais frios e outros mais quentes. Com a chegada de junho, a tendência é que os dias se tornem um pouco mais frescos, tendo em vista a chegada do inverno.

Com essas variações, a imunidade tende a dar uma diminuída e o seu corpo fica propício à incidência de doenças respiratórias, por exemplo, comuns nessa estação.

Por isso, separamos algumas dicas de alimentos que ajudam o seu corpo a ficar mais forte para encarar essa temporada. Confira!

1. Alimentos ricos em Vitamina C


laranja. Crédito: pixabay
laranja. Crédito: pixabay

Vários são os benefícios dos alimentos com alta concentração de vitamina C. Além do aumento da imunidade, eles ajudam na prevenção de doenças infecciosas do sistema respiratório, na redução das chances de anemia ao favorecer a absorção de ferro e na cicatrização de feridas, como os lábios rachados, comuns nessas estações. São eles: laranja, limão, goiaba, caqui, acerola, manga, mexerica e maracujá.

2. Gengibre

gengibre. Crédito: pixabay
gengibre. Crédito: pixabay

Por ser rico em vitaminas C e B6, o gengibre é um grande aliado no combate a vírus e bactérias alojadas no organismo. Além disso, ele é rico em antioxidantes, por isso, enfrenta radicais livres e melhora a imunidade, prevenindo gripes e resfriados. Ele pode ser consumido em sucos, chás e temperos na comida. Dica: o consumo com própolis e limão é uma boa pedida.

3. Alho


alho. Crédito: pixabay
alho. Crédito: pixabay

O alho é rico em vitamina A e C, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunológico. O aumento de doenças infecciosas está, inclusive, diretamente relacionado à deficiência dos dois.

4. Água

water. Crédito: pixabay
water. Crédito: pixabay

Aumente o consumo de água. Devido ao tempo seco, o organismo precisa de um consumo maior de água para se manter hidratado. O mínimo indicado são 2 litros por dia. Além da água, vale também complementar a hidratação com sucos e chás, como maracujá, maçã com canela, frutas vermelhas e chia.

5. Fibras

fibras. Crédito: pixabay
fibras. Crédito: pixabay

Em temperaturas mais amenas, é comum sentir mais fome. Isso acontece porque a temperatura mais baixa do ambiente exige um maior gasto calórico do organismo para se manter aquecido. A dica aqui é consumir alimentos ricos em fibras, que dão sensação de saciedade por mais tempo. Abacate, abobrinha, abóbora, banana, batata-doce, figo e repolho são alguns exemplos. Consuma também frutas secas, como damasco, ameixas e uva passas.

O que evitar

- Nesta época do ano, é muito comum consumir vinhos. A bebida, se consumida com moderação, traz alguns benefícios. O perigo real está nos complementos. Geralmente, sua apreciação é acompanhada por queijos. Por isso, a dica é escolher os tipos mais magros.

- Ao consumir oleaginosas, opte por fontes de castanhas, ao invés de amendoim.

- Evite a ingestão de embutidos e alimentos com alto teor de sódio, como salames e linguicinhas.

- Por haver uma necessidade maior de hidratação do organismo, evite alimentos diuréticos como cafeína e chá verde, por exemplo.

Onde comer bem

comendo. Crédito: freepik
comendo. Crédito: freepik

O Clube A Gazeta conta com parceiros que te ajudam a comer de forma saudável e manter uma dieta equilibrada. Confira!

La Vitta

saladeria. Crédito: la vitta
saladeria. Crédito: la vitta

Saladeria com montagem de salada sem limite de ingredientes. Assinantes têm 15% de desconto no valor da salada. Unidades em Vitória, Vila Velha e Serra. Conheça.

Santa Salada

alimentação Saudável. Crédito: Santa Salada
alimentação Saudável. Crédito: Santa Salada

Restaurante de comida saudável na Enseada do Suá, Vitória. Assinantes possuem 10% de desconto no valor total da conta no restaurante físico e 5% de desconto no delivery próprio com o cupom do Clube. Descubra!

Só Orgânicos

Organicos. Crédito: Só Orgânicos
Organicos. Crédito: Só Orgânicos

A loja oferece uma grande variedade de alimentos orgânicos, como grãos, farinhas, frutas, verduras, legumes, entre outros. Fica em Santa Lúcia, Vitória. Assinantes têm 10% de desconto nas compras acima de R$ 200 na loja física. Saiba mais!


* Para as dicas de alimentação, o Clube conversou com a nutricionista Ana Paula Braun.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.