O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Como declarar contas ou dinheiro recebido do exterior no IR?

Todas as transações ou contas em nome do contribuinte devem ser declaradas, mesmo as internacionais. Especialistas do CRC-ES e Sescon-ES explicam como os valores devem ser informados

Publicado em 05/05/2021 às 14h35
Declarar no Imposto de Renda contas ou dinheiro que receberam do exterior.
Declarar no Imposto de Renda contas ou dinheiro que receberam do exterior. Crédito: Pixabay

Muitos contribuintes têm dúvidas se devem ou não declarar no Imposto de Renda contas ou dinheiro que receberam do exterior. É o caso dos leitores de A Gazeta Danilo Loureiro e Joaquim Fernando. Danilo recebeu um dinheiro do irmão que mora na Austrália, e agora não sabe se precisa declarar esse valor. Já o Joaquim quer saber como declarar uma conta em um banco de Portugal.

Caso se enquadrem nas regras de obrigatoriedade para entregar o IR, todas as transações ou contas em nome do contribuinte devem ser declaradas, mesmo as internacionais.

Rodrigo Sangali, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), e Marcos Antonio de Oliveira, diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo (Sescon-ES), explicam os procedimentos para declarar o IR nesses casos.

Danilo Loureiro: "No ano de 2020, meu irmão trabalhou na Austrália. Ele declarou o que recebeu lá e enviou o dinheiro para mim, onde guardei na minha conta-corrente (em torno de R$ 100.000,00). Preciso declarar esse valor mesmo ele já tendo declarado no país de origem do dinheiro? Se sim, como deve ser essa declaração?"

Resposta de Rodrigo Sangali, do CRC-ES: Sim, deve ser declarado em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”. Converta o valor recebido da moeda estrangeira para reais, utilizando o valor fixado pelo Banco Central para compra. Preencha os campos de cada mês com a respectiva quantia recebida.

Joaquim Fernando: “Como declarar no Imposto de Renda o saldo de uma conta num banco em Portugal sendo que moro no Brasil?”

Resposta de Marcos Antonio de Oliveira, do Sescon-ES: Joaquim Fernando, somos gratos por nos apresentar sua dúvida. Em seu caso, acessar a ficha "Bens e Direitos" e em "Código do Bem" utilizar 62 - Depósito bancário em conta-corrente no exterior, exceto o informado sob o código 80 - Saldo Derex Lei 11.371/2006.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.