Jornalista de A Gazeta, há mais de 10 anos acompanha a cobertura de Economia. É colunista desde 2018 e traz neste espaço informações e análises sobre a cena econômica

Decisão do STF sobre royalties pode impactar Fundo Soberano do ES

Recursos direcionados para o fundo podem ser reduzidos

Vitória
Publicado em 15/09/2019 às 15h18
Atualizado em 29/09/2019 às 13h11
Recursos vindos dos royalties e Participações Especiais do petróleo podem cair no ES. Crédito: Shutterstock
Recursos vindos dos royalties e Participações Especiais do petróleo podem cair no ES. Crédito: Shutterstock

A possível mudança na regra da distribuição dos royalties e Participações Especiais (PE) do petróleo – que poderá acontecer em novembro, quando vai ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – não trará apenas prejuízos imediatos para o caixa do governo, como também pode comprometer o futuro dos capixabas.

Rogelio Pegoretti é secretário de Estado da Fazenda. Crédito: Vitor Jubini
Rogelio Pegoretti é secretário de Estado da Fazenda. Crédito: Vitor Jubini

Isso porque a queda na arrecadação atinge em cheio os recursos que serão destinados para formar as reservas do

. Mas o secretário da Fazenda,

, reforça que isso não significa que o fundo será inviabilizado.

“O que pode acontecer é uma possível desaceleração da formação de caixa. Porque hoje o fundo é composto com as Participações Especiais e, a partir do momento que reduzir esses recursos, o fundo vai ter uma receita menor. Ainda assim, continuamos com o compromisso de pensar nas próximas gerações.”

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo STF beatriz seixas rogelio pegoretti

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.