Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2022

Como deve ser a corrida de curto percurso pelo governo do ES?

O favoritismo de Casagrande nas pesquisas indica possibilidade de vitória no primeiro turno. Mas há indicadores que corroboram a máxima de que “eleições não se ganham de véspera”

Publicado em 27 de Agosto de 2022 às 00:15

Públicado em 

27 ago 2022 às 00:15
Antônio Carlos Medeiros

Colunista

Antônio Carlos Medeiros

Na largada, a disputa pela governadoria do Espírito Santo começa confirmando indícios de volatilidade do voto e de alienação eleitoral (brancos, nulos e abstenções).
O favoritismo de Renato Casagrande (PSB) nas pesquisas indica possibilidade de ganhar no primeiro turno. Mas há indicadores que corroboram a máxima de que “eleições não se ganham de véspera”.
A rejeição ao governador Casagrande é de 24%, a mais alta. Natural pela fadiga de material, após tantos anos na estrada. Mas não é extraordinária, bem abaixo do corte de 40%, considerado sinal de alerta. Mas, ainda assim, rejeição. O que relativiza a rejeição de Casagrande é o fato de que a rejeição de Manato (PL) é de 19% e de que as rejeições de Audifax (Rede); do Capitão Vinicius Souza (PSTU); de Aridelmo (Novo); e de Guerino Zanon (PSD), estão emboladas em 16%, considerando os limites da margem de erro de 4% da última pesquisa Gazeta/Ipec.
Além da rejeição pela fadiga de material, a reeleição de Renato Casagrande também enfrenta indícios de volatilidade do voto. Segundo o Ipec, ele tem 52% na intenção estimulada, mas cai para 24% na intenção espontânea, que representa os votos cristalizados. Há, portanto, potencial de mudança do voto no decorrer da campanha eleitoral. Combinada com a volatilidade está a potencial alienação eleitoral, captada na pesquisa Gazeta/Ipec.
O que favorece a chapa de Casagrande na largada é a expectativa de poder gerada pela possibilidade de ele ganhar no primeiro turno. Pode atrair novos apoios de prefeitos, vereadores e lideranças políticas e empresariais. Além disso, a escolha de Ricardo Ferraço (PSDB) como vice na chapa abre possibilidade de ampliação das alianças políticas para disputar a eleição. E, depois, vai ampliar a possibilidade de melhorar a governabilidade, com novos apoios na sociedade civil, caso a chapa seja vencedora.
Nesse cenário, o tiroteio na direção de Casagrande já foi acentuado nas redes sociais. É um “todos contra um”. No chumbo trocado, entretanto, Manato, Audifax, Guerino, Aridelmo e Capitão Souza vão precisar ganhar musculatura para enfrentar a disputa no campo das melhores propostas e da experiência de gestão. Não basta acusar. O eleitor, normalmente, não gosta de “baixo nível”. Será preciso propor soluções factíveis e críveis.
O desafio é: como eles vão ampliar as respectivas candidaturas. Vejamos. Manato baseia-se na experiência legislativa e na aproximação com os maranatas e bolsonaristas. Mas tem pouca experiência no executivo. Audifax tem aproximação com os evangélicos e experiência administrativa, mas tem perfil paroquial de político local da Serra. Guerino adotou o discurso bolsonarista e tem boa experiência no executivo e no legislativo, mas também tem perfil de político local. Aridelmo tem capacitação técnica e experiência administrativa, mas ainda é pouco conhecido e precisa superar o tom professoral. Já Capitão Souza precisa ser mais conhecido para entrar no páreo.
Uma incógnita, ainda, é saber quem vai conquistar os jovens. Outra incógnita é saber como todos vão conseguir convencer os eleitores a comparecer e votar. Começou a disputa para valer. São 2.921.506 eleitores em 2022, sendo 53% de mulheres e 47% de homens.

Antônio Carlos Medeiros

É pós-doutor em Ciência Política pela The London School of Economics and Political Science. Neste espaço, aos sábados, traz reflexões sobre a política e a economia e aponta os possíveis caminhos para avanços possíveis nessas áreas

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Romo, México
México derrota a Coreia e garante classificação na Copa do Mundo
Justiça
Júri decide que morte de bebê no ES com golpe de tesoura não foi intencional
Pescador de Conceição da Barra desaparece de barco em alto-mar

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados