Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

VIX Logística assina acordo com a ArcelorMittal e entra em Pecém

Há muito que a companhia capixaba queria chegar ao complexo industrial e portuário do Ceará, a ArcelorMittal, antiga cliente em Tubarão, foi a porta de entrada

Publicado em 04/11/2023 às 03h50
Ônibus elétrico será operado pela VIX Logística no ES e carregado pela EDP
Ônibus elétrico será operado pela VIX Logística. Crédito: VIX Logística/Divulgação

A VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca, fechou acordo com a ArcelorMittal e passou a prestar, agora em setembro, seus serviços em Pecém, no Ceará. Há muito que a companhia queria chegar ao complexo industrial e portuário, a ArcelorMittal, antiga cliente em Tubarão (são mais de 25 anos), foi a porta de entrada. Em março passado, o conglomerado assumiu a antiga CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém), adquirida em meados do ano passado.

"A ArcelorMittal Pecém é uma unidade com potencial de expansão e diversificação. Faz parte dos planos o desenvolvimento de novas tecnologias, como o hidrogênio verde. Além disso, a VIX tem o objetivo de aumentar sua presença na região Nordeste através de parcerias com outras empresas, já que identifica o Estado do Ceará com diversas oportunidades de negócios", explicou Patrícia Chieppe, CEO da VIX.

A ArcelorMittal Pecém está na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, ao lado do Porto do Pecém. O Ceará é um dos locais do mundo com o maior potencial de geração de energia eólica e solar. A ideia é ampliar a produção e criar, dentro da ZPE, um hub de hidrogênio verde, grande aposta para a substituição dos combustíveis fósseis. A ArcelorMittal está de olho nesse processo e a Águia Branca também.

"O Ceará é um Estado geograficamente muito bem localizado, possui altos índices de educação e Pecém apresenta uma planta moderna, com espaço para crescimento. Vale lembrar que a VIX já possui contratos com grandes clientes de óleo e gás na região, o que reforça o desejo da empresa de ser um player de referência no local", sublinhou a executiva.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.