Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Santander prevê expansão de 3,1% para ES em 2022, acima do Brasil

De acordo com o levantamento, que observa as variações regionais em todo o país, o PIB brasileiro vai crescer 2,6%. Banco acredita na retomada da indústria local

Publicado em 23/09/2022 às 03h59
Dinheiro - mercado - dolar - real
Crédito: Carlos Alberto

O Departamento Econômico do Santander estima que a economia do Espírito Santo crescerá 3,1% em 2022. Mais que o Brasil e que a região Sudeste. Pelas contas da instituição, indústria, comércio, serviços e agronegócio terão variação positiva. De acordo com o levantamento, que observa as variações regionais em todo o país, o PIB brasileiro vai crescer 2,6%.

“No geral, as atividades do setor terciário mostraram melhor desempenho em Minas Gerais e Espírito Santo em relação a São Paulo e Rio de Janeiro”, aponta Gabriel Couto, economista do Santander e autor do estudo. Em seus cálculos, o PIB dos serviços, que representa 69,8% da economia capixaba, recuou 6,4% em 2020 no Espírito Santo, avançou 4,3% em 2021 e deve ter nova alta este ano, de 3,3%. “O Sudeste foi uma das regiões mais afetadas no setor de serviços em razão das restrições relacionadas à pandemia. A retomada em 2021 e 2022 se mostra relativamente homogênea entre estados”, assinala Couto.

A indústria, que tem peso de 26,5% na economia do ES, também deve contribuir com o crescimento, ao avançar 3,1% este ano. "O Espírito Santo não recuperou integralmente as perdas da pandemia na indústria, com acumulado desde 2019 ainda significativamente negativo”, pondera o economista.

Por fim, o Santander espera alta de 1,9% para o PIB da agropecuária no Espírito Santo em 2022, após aumento de 2,9% e 1,8% em 2020 e 2021, respectivamente. Esse segmento tem participação de 3,6% na economia do Estado. “A agropecuária deve manter tendência de expansão no Sudeste ao longo dos próximos anos. O ciclo favorável das commodities agrícolas deve ajudar o setor”, diz Couto.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.