Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Infraestrutura

Porto Central assina contrato para movimentar petróleo da Equinor

O contrato visa garantir à multinacional norueguesa a infraestrutura necessária para operações de transferência de petróleo entre navios, conhecida como ship-to-ship

Públicado em 

04 fev 2025 às 14:01
Abdo Filho

Colunista

Abdo Filho

Primeira fase do Porto Central, complexo que está sendo construído em Presidente Kennedy
Primeira fase do Porto Central, complexo que está sendo construído em Presidente Kennedy Crédito: Divulgação/Porto Central
Porto Central, complexo portuário que está sendo construído em Presidente Kennedy, extremo Sul do Espírito Santo, e Equinor, gigante norueguesa da indústria de óleo e gás, assinaram um contrato para operações de transbordo de petróleo no terminal de granéis líquidos da operação. O acordo foi anunciado há pouco. A multinacional da Noruega tem grandes áreas no pré-sal brasileiro e está investindo na ampliação da sua produção.
O contrato com o Porto Central visa garantir infraestrutura para operações de transferência de petróleo entre navios, conhecida como ship-to-ship (o óleo chega das unidades de extração em alto-mar e, no porto, é depositado nos navios que levarão a produção para o destino final. O complexo portuário capixaba já fechou acordos semelhantes com a Petrobras e com a China Offshore Oil.
Com previsão de início de operação até dezembro de 2027, o Porto Central está construindo uma infraestrutura com capacidade licenciada para, na primeira fase, até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia. O terminal de granéis líquidos, que teve suas obras iniciadas em dezembro de 2024, permitirá a atracação dos maiores navios do mundo, os Very Large Crude Carriers (VLCCs).

Abdo Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2005, como estagiário de Entretenimento e Cursos & Concursos. Entre 2007 e 2015, foi repórter da CBN Vitória e da editoria de Economia do jornal A Gazeta. Depois, assumiu o cargo de macroeditor de Política, Economia e Brasil & Mundo, já no processo de integração de todas as redações da empresa. Em 2017, tornou-se Editor de Produção e, em 2019, Editor-executivo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Quando as instituições falham, a economia paga a conta
Imagem de destaque
Mulher é presa ao levar haxixe dentro de camisinha para detento em Vila Velha
Marvvila chega ao ES após uma pausa por questões de saúde
"Eu canto o que sinto", diz Marvvila antes de show no Espírito Santo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados