Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

EF 118: cronograma final de entregas deve ser divulgado em junho

Os trabalhos de planejamento evoluíram bem nas últimas semanas e a expectativa é de que algo com solidez possa ser apresentado à sociedade no mês que vem

Publicado em 21/05/2023 às 03h50
Transporte - caminhão - ferrovia
Crédito: Carlos Alberto

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, responsável por conduzir o grupo de trabalho da Estrada de Ferro 118 (Cariacica x Rio de Janeiro), espera divulgar o cronograma fechado de entregas do projeto ainda no mês de junho. Os trabalhos de planejamento evoluíram bem nas últimas semanas e a expectativa é de que algo com solidez possa ser apresentado à sociedade no mês que vem. Governo do Estado, Vale (responsável pela ferrovia), Findes e ES em Ação fazem parte do grupo.

"É claro que vai se tratar de uma expectativa, afinal, é impossível cravar datas em uma fase pré-licenciamento ambiental. O fato é que tivemos importantes avanços no debate e no planejamento. Creio que será possível apresentarmos os marcos temporais, com um cronograma de trabalho de fato e consistente", assinalou Ferraço.

O licenciamento ambiental e as desapropriações são tidos como dois dos maiores obstáculos a serem vencidos. Sob o ponto de vista das desapropriações, o traçado está sendo adequado para que seja necessário o menor número de compras possível. Sobre o licenciamento ambiental, além da questão do traçado, que também influencia, está sendo feita uma gestão, capitaneada por governo do Estado e Vale, para que o Iema (órgão estadual) e não o Ibama (que é federal) toque os trabalhos.

A EF 118 é a alternativa de conexão ferroviária de portos como o Central (projetado para Presidente Kennedy) e Açu (Norte do Rio) com o resto do Brasil. Açu, que já está em operação, e Central serão dois dos maiores complexos portuários do país.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.