> >
Por que as estações do ano têm dia e hora para começar?

Por que as estações do ano têm dia e hora para começar?

Na astronomia, as estações do ano são definidas a partir de posições específicas que a Terra alcança em seu movimento ao redor do Sol

Publicado em 22 de setembro de 2021 às 09:21

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
O Bosque das Cerejeiras, em Pedra Azul, atrai até 2 mil turistas por fim de semana. Árvores exóticas ficam floridas só no inverno, entre julho e agosto, todos os anos no Espírito Santo
O Bosque das Cerejeiras, em Pedra Azul. As árvores ficam floridas no inverno, entre julho e agosto, todos os anos no Estado. (Pedra Azul Ecologia/Divulgação)

O inverno vai embora e a primavera está chegando. Mas como essas mudanças acontecem? Segundo o Climatempo, a mudança de estação é um fenômeno astronômico, proporcionado pelos movimentos da Terra. Neste ano de 2021, a primavera se inicia nesta quarta-feira (22), às 16h21. Para entender melhor o motivo de as estações terem dia e hora certa para começar e acabar, é importante compreender os movimentos realizados pela Terra. 

  • Aspas de citação

    Na astronomia, as estações do ano são definidas a partir de posições específicas que a Terra alcança em seu movimento ao redor do Sol. "A data de início da primavera ocorre quando temos a mesma quantidade de luz solar nos dois hemisférios - Norte e Sul -, além de o dia e a noite terem a mesma duração, configurando o que chamam de equinócio", explicou o Climatempo, em sua página na internet.

    Aspas de citação

Além disso, existem outros dois pontos importantes conhecidos como solstícios. "Esse fenômeno acontece duas vezes durante o ano - no início da primavera e no início do outono. Já quando o dia é o mais longo do ano - e a noite mais curta -,  temos o início do verão. Do contrário, temos o começo do inverno".

  • Aspas de citação

    Quanto ao horário, ele tem relação com o tempo que a Terra leva para completar uma volta em torno do Sol. Diferente do que se imagina, o percurso total leva um pouco mais 365 dias.

    Aspas de citação

"São cerca de 365 dias, 5 horas e 45 minutos. Justamente por conta dessa diferença que as estações do ano também sofrem alterações de um ano para o outro. Os astrônomos conseguem definir, por meio de cálculos matemáticos, o horário exato de todas as próximas viradas de estações", finalizou o instituto.

PREVISÃO DO TEMPO 

No dia em que termina o inverno e começa a primavera, o tempo é de muita instabilidade no Espírito Santo. Os fortes ventos que atingiram o Estado na noite desta terça (21) continuam na manhã desta quarta (22). E a previsão é de que o tempo siga fechado e acompanhado de chuva ao longo do dia.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o avanço de um sistema frontal provoca um aumento da instabilidade no Espírito Santo. “Há previsão de chuvisco ou chuva fraca nesta quarta-feira em todo o Estado ao longo do dia. As temperaturas máximas terão declínio acentuado e os ventos ganham força, com possibilidade de rajadas em alguns trechos do território capixaba”, destacou. Veja a previsão do tempo para esta quarta-feira (22).

Com informações do Climatempo

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais